O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Gerentes das Unidades de Saúde da Atenção Básica fazem capacitação

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Capacitação sobre Gestão Pública foi direcionada aos gerentes das Unidades de Saúde da Atenção Básica
Publicada em: 8 de Abril de 2019 - 09h53 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Capacitação sobre Gestão Pública foi direcionada aos gerentes das Unidades de Saúde da Atenção Básica Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras realizou nesta quinta-feira, dia 3, a Capacitação sobre Gestão Pública direcionada aos gerentes das Unidades de Saúde da Atenção Básica. O evento foi realizado no Auditório do Posto de Saúde do Âncora.

No encontro, foram abordados os princípios do Sistema Único de Saúde. O palestrante, o subsecretário da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Osvaldo Coelho, abordou os princípios doutrinários que conferem legitimidade ao SUS.

“São três os princípios doutrinários que conferem legitimidade ao SUS: a universalidade, a integralidade e a equidade. A universalidade está ligada à garantia do direito à Saúde por todos os brasileiros, sem acepção ou discriminação, de acesso aos serviços de Saúde oferecidos pelo SUS”, ressaltou.

De acordo com o subsecretário Osvaldo Coelho, os programas de educação permanente são fundamentais na organização da Atenção à Saúde do Município. “Eles permitem a formação e suporte necessário para a atuação da equipe técnica. A melhoria dos serviços de Saúde exige a capacitação desses profissionais e o desenvolvimento de ferramentas necessárias para o objetivo”, completou.

Também esteve presente à reunião a coordenadora da Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde, Ana Lúcia Azeredo Couto, que mostrou a Caderneta de Saúde do Idoso, que será trabalhada pelos profissionais de Saúde e distribuída, em breve, aos idosos do Município.

ENFRENTAMENTO DA SÍFIILIS – No dia 3 de abril também foi realizada uma reunião de enfermeiros da Rede Básica de Saúde de Rio das Ostras. O encontro, ocorrido no Auditório do Parque dos Pássaros, teve por objetivo discutir as demandas assistenciais de enfermagem na Rede, com foco no enfrentamento da sífilis no Município.

A reunião discutiu protocolos de atendimento estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a importância da notificação e vigilância dos casos e o fluxo de atendimento e acompanhamento dos casos diagnosticados de sífilis na Rede de Saúde.

Participaram do encontro o subsecretário de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Osvaldo Coelho; a coordenadora geral da Atenção Básica, Glória Maria Magalhaes; a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Josiane Marques Perez; a diretora do Departamento de Programas de Saúde, Michella Câmara; a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Cristiane Grion; a coordenadora do Programa Municipal IST/ HIV/ Aids/ Hepatites Virais, Bianca Monteiro; a enfermeira sanitarista Andrea Viana; e enfermeiros da Rede Básica de Saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima 12 milhões de novos casos de sífilis no mundo a cada ano, responsáveis 29% de óbitos perinatal, 11% de óbitos neonatais e 26% de natimortos. No Brasil, segundo dados da OMS sobre infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, surgem 937.000 novos casos de sífilis. A prevalência na gestante é de 2,6%, o que corresponde a quase 50 mil gestantes com sífilis e 12 mil casos são de sífilis congênita por ano. A taxa de incidência de sífilis congênita é de cerca de 4 casos a cada 1.000 bebês nascidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento no número de casos de sífilis se deve principalmente a não utilização dos preservativos em todas as relações sexuais como forma de prevenção; tratamento inadequado dos casos ou não tratamento de parceiros, proporcionando a reinfecção; falta no mercado nacional da Penicilina Benzatina entre os anos de 2014 e 2015; e não realização dos exames de pré-natal conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (1º e 3º trimestre da gestação), no momento do parto ou em casos de aborto.

Pesquisa no Portal