O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Rio das Ostras realiza projeto de intercâmbio de saúde com Cuba

Publicada em: 5 de agosto de 2009 - 09h22 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Como resultado da visita técnica realizada pelo prefeito Carlos Augusto e técnicos da Secretaria de Saúde a Cuba, em janeiro, estudantes de medicina daquele país estiveram em Rio das Ostras esta semana. O objetivo do Projeto de Integração Rio das Ostras-Cuba é realizar um intercâmbio de conhecimento sobre ações preventivas e de promoção de Saúde, em especial do Programa Saúde da Família (PSF).
Os alunos são brasileiros que estudam em Havana, capital cubana, e realizaram, de 3 a 8 de agosto, um trabalho voluntário de levantamento de informações junto à comunidade para contribuir com as políticas do município.
Dia 3, os estudantes foram recepcionados por secretários municipais, pelos vereadores Rosenildo Correa Viana e Ademir de Andrade, além de servidores da Secretaria de Saúde.
“Antes da criação do SUS havia uma valorização da medicina curativa, o que levou o serviço público brasileiro ao risco de falência. Hoje sabemos que a saída está na prevenção. Porém, em Rio das Ostras não esquecemos os investimentos na alta complexidade; com isso, temos uma rede completa de atendimento à população”, explicou o secretário Sérgio Manhães durante o evento.
Estudante do 6º ano de medicina, Cícero Marcolino, coordenador do trabalho voluntário, disse que a proposta da Escola Latino Americana de Medicina é que os formandos voltem a seus países para atuar em Saúde Básica. “Esse projeto já é desenvolvido em outras cidades brasileiras, mas este é o único no Estado do Rio”, disse Marcolino.

Intercâmbio – Os alunos conheceram as unidades, serviços e os programas de saúde da Prefeitura de Rio das Ostras, em especial as ações do PSF, e participaram de palestras ministradas por técnicos da Secretaria de Saúde. Os alunos também falaram sobre prevenção de doenças a jovens da rede municipal de Ensino.
A supervisora do Projeto de Integração Rio das Ostras-Cuba, a enfermeira Therezinha Loureiro, da Secretaria de Saúde, afirmou que para os estudantes foi uma oportunidade de saber mais sobre o Sistema Único de Saúde e conhecer uma estrutura de atendimento e instalações bem melhores que as disponíveis em Cuba. “Nossa equipe também pode conhecer uma nova abordagem e modalidade de trabalho, que eles realizam em Cuba, importante para que possamos mudar hábitos da população e melhorar a assistência”, completou a enfermeira.

Pesquisa no Portal