Rio das Ostras recebe Carreta do Trabalhador nesta quinta e sexta

A ação oferece os seguintes serviços vagas de empregos (Sistema Nacional de Emprego - Sine), entrada no seguro desemprego, baixa de carteira digital e confecção de currículos
Publicada em: 10 de Maio de 2023 - 09h44 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A Carreta do Trabalhador oferece diversos serviços, como vagas de empregos, entrada no seguro desemprego e isenção de 2ª via de carteira de identidade Foto: Divulgação
A ação oferece os seguintes serviços vagas de empregos (Sistema Nacional de Emprego – Sine), entrada no seguro desemprego, baixa de carteira digital e confecção de currículos Foto: Divulgação

Em comemoração ao Mês do Trabalhador, diversos serviços serão oferecidos, como vagas de empregos, entrada no seguro desemprego e isenção de 2ª via de carteira de identidade. O Banco de Emprego localizado no Centro da Cidadania estará fechado nesta quinta e sexta-feira

Rio das Ostras recebe nesta quinta e na sexta-feira, dias 11 e 12, a Carreta do Trabalhador. A unidade móvel da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Governo do Estado do Rio de Janeiro chega ao Município por meio de uma parceria com a Prefeitura. A carreta vai ficar estacionada na lateral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, na Extensão do Bosque.

O atendimento da Unidade Móvel será das 9h às 16h. Entre os serviços oferecidos, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, representada pelo Banco de Empregos, estão a oferta de oportunidades de trabalho por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), entrada no seguro-desemprego, baixa de carteira digital e confecção de currículos. O atendimento será por ordem de chegada.

A Secretaria de Assistência Social  vai ofertar no local os serviços de CAD Único (orientações e atualização de dados), sub-registro (isenções de Carteira de Identidade – RG, Certidões de Nascimento e Casamento). Já a Fundação Leão XIII terá isenção de segundas vias de Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; Habilitação para Casamento e União Estável; Vale Social Intermunicipal e Consulta de Benefício Vale Social (Riocard).

Outros serviços ofertados são orientações jurídicas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já o Procon de Rio das Ostras disponibilizará informações sobre relações de consumo e distribuirá o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A Secretaria de Saúde também vai participar ofertando à população aferição de pressão, exame de glicemia, informações sobre o Programa de Tabagismo, teste rápido de HIV e orientações sobre IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e distribuição de preservativos.

Uma ótica da Cidade (Mercadão dos Óculos) oferecerá Teste de Visão (gratuito), descontos para compra de óculos completo e consultas oftalmológicas e armações com preços populares (levar a receita) . Já o Instituto Embelleze disponibilizará serviços de manicures.

ESTRUTURA – A Carreta do Trabalhador tem cerca de 30 m² para a oferta dos serviços da Casa do Trabalhador e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), de maneira itinerante, para a população do Rio de Janeiro.

Equipada com 13 guichês de atendimento e infraestrutura moderna e adaptada, a unidade móvel tem capacidade para atender mais de 300 pessoas por dia com a promoção de ações sociais que visam levar os serviços da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda para as cidades fluminenses.