Secretaria de Saúde do RJ visita Município

Publicada em: 25 de novembro de 2022 - 11h11 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Objetivo da visita é a contribuição técnica e avaliação da viabilidade das propostas apresentadas ao Estado Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 23, Rio das Ostras recebeu assessores técnicos da Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação, da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Os representantes visitaram a Unidade de Saúde Nilson Marins, em Cidade Beiramar, para contribuir tecnicamente com o Programa Municipal de Atenção à Pessoa com Ostomia e avaliar a viabilidade das propostas apresentadas ao Estado.

O secretário de Saúde do Município, Denilson Santa Rosa, o coordenador da Atenção Especializada, Eduardo Faria, a coordenadora de Atenção Básica, Glória Magalhães, a diretora do Departamento de Programas de Saúde, Carmem Costa e articuladora do Programa Municipal de Atenção à Pessoa com Ostomia, debateram questões relacionadas com a futura instalação de um Polo na Cidade e sobre a importância do aprimoramento e efetivação das ações destinadas à pessoa com ostomia. A futura unidade deve atender a demanda já existente desse público na Cidade.

“Continuamos trabalhando para oferecer aos pacientes ostomizados, moradores do Município, melhores condições de cuidados com a saúde. Nosso objetivo é que esses pacientes tenham o atendimento necessário dentro da cidade onde residem, oferecendo assim mais comodidade e conforto”, falou o secretário de Saúde, Denilson Santa Rosa.

Rio das Ostras, por meio de acordos firmados pela Secretaria Estadual de Saúde, está integrada à Rede de Cuidados da Pessoa com Ostomia, pelo Sistema Único de Saúde – SUS, por meio do Polo da Baixada Litorânea, situado em Cabo Frio, onde é realizado a dispensação de insumos e apoio multiprofissional em saúde.

DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS- Em novembro, especificamente em 16 de novembro, foi criado o Dia Nacional dos Ostomizados, data que é marcada pela luta contra o preconceito e a desinformação.