Rio das Ostras reforça segurança para Festival de Jazz & Blues

• Foto: Gabriel Sales
    A Guarda Municipal também vai auxiliar no trânsito durante o Festival
Publicada em: 18 de junho de 2019 - 10h59 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A Guarda Municipal também vai auxiliar no trânsito durante o Festival Foto: Gabriel Sales

Rio das Ostras se prepara para receber milhares de pessoas neste feriado prolongado de Corpus Christi, quando acontecerá a 16° edição do famoso Jazz & Blues Festival, entre os dias 20 e 23. Para receber milhares de pessoas que estarão na cidade e também dar tranquilidade a moradores, a Prefeitura estará com várias equipes de servidores de prontidão para prestação de serviços à população.

SEGURANÇA – A Secretaria de Segurança Pública do Município disponibilizou 106 guardas municipais para atuarem no fechamento de ruas, nas imediações da Área de Eventos de Costazul, no palco da Praça São Pedro Sesc, no Centro, na Lagoa do Iriry e na Pedra da Tartaruga. O efetivo auxiliará no trânsito e fará o patrulhamento no entorno dos palcos nos quatro dias de evento para garantir a segurança de moradores e turistas. A Defesa Civil municipal também estará de prontidão durante o período do evento.

TRÂNSITO – Algumas ruas serão fechadas para garantir a segurança dos pedestres. Na Praça São Pedro, a Avenida Cristóvão Barcelos e a Rua Bento Costa Júnior no trecho ao lado da Concha Acústica serão fechadas a partir das 11h.

Na Lagoa do Iriry, as Ruas Alberto Lamego com a Rua Aracaju, Rua Alberto Lamego com a Rua Macéio, Rua Fortaleza com a Rua Belém serão fechadas a partir das 7h.

Na Pedra da Tartaruga, a Avenida Beira Mar com a Rua Jequitibá, a Rua Jequitibá com a Rua da Figueira serão fechadas a partir das 14h.

No Camping Costazul, a Avenida Roberto Silveira com a Travessa 12, Avenida Roberto Silveira com a Travessa 05, Rua Judith com a Rua Antônio Rolim, Avenida Heleno Nunes com a Rua Irene dos Santos e Avenida Heleno Nunes com o trecho da Roberto Silveira serão fechadas a partir das 18h.

SAÚDE – Durante o Jazz & Blues, a Secretaria de Saúde estará com tenda montada no Camping de Costazul, com dois ambientes de atendimento: um clínico simples e outro para casos mais graves, com monitores e respiradores. A equipe contará com dois médicos, enfermeiro e técnico de enfermagem. O evento ainda contará com cobertura de uma ambulância do Município e uma da Unimed. Os serviços 192 e Resgate também estão disponíveis em todos os dias de evento.

Além disso, equipes da Vigilância Sanitária estarão fazendo trabalho de fiscalização e orientação aos munícipes e comerciantes quanto às boas práticas de higiene, condicionamento de alimentos e venda de produtos.

FISCALIZAÇÃO –  Durante todo o Jazz & Blues Festival, a Coordenadora Municipal de Fiscalização (Comfis) de Rio das Ostras, órgão ligado à Secretaria Municipal de Fazenda, irá realizar operações de fiscalização para coibir o comércio ilegal de ambulantes que não estejam regularizados junto à Prefeitura.

De acordo com o Coordenador Geral de Fiscalização, Paulo Henrique Souza, as ações serão realizadas nos quatro palcos do Festival, com a participação de 16 fiscais e quatro carros, além de um caminhão de apoio.

As operações de fiscalização da Comfis terão o suporte da equipe do Grupamento de Operações Especiais (GOE), da Secretaria Municipal de Segurança Pública da Prefeitura.