Lei de enfrentamento do parto prematuro é sancionada

Ambulatório Follow UP já realiza atendimento de bebês prematuros no Município
Publicada em: 28 de novembro de 2019 - 10h34 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Ambulatório Follow UP já realiza atendimento de bebês prematuros no Município Foto: Divulgação

Com aprovação da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras, o prefeito Marcelino Borba sancionou há uma semana a Lei 2297/2019, que dispõe sobre a realização anual de ações relacionadas ao Enfrentamento do Parto Prematuro durante o mês de novembro, tornando assim a Campanha “Novembro Roxo”.

A data fixada como o “Dia Municipal da Prematuridade” é dia 17 de novembro. De acordo com a lei, serão realizadas anualmente atividades e mobilizações direcionadas ao enfrentamento do parto prematuro com foco na prevenção do nascimento antecipado e na conscientização sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês prematuros e suas famílias. A Lei entrou em vigor na data de sua publicação, 21 de novembro.

A fisioterapeuta Daniela de Lima, que atua no Ambulatório de Follow UP de Rio das Ostras, considera de extrema relevância o interesse das esferas políticas nessa temática.

“É através de leis que caminhamos em direção as políticas públicas que tanto almejamos, para que as ações alcancem o máximo da população. Nós, enquanto trabalhadores do SUS e do Ambulatório de Follow Up do Município, temos muito a comemorar. Tenho certeza de que nossos usuários também estão muito felizes com a visibilidade do tema que eles vivenciam no dia a dia”, ressaltou Daniela, lembrando que desde 2015 já são realizadas algumas ações de comemoração do Novembro Roxo, mas que com essa Lei haverá uma adesão ainda maior para a causa.

TRABALHO LOCAL – O Follow Up é um ambulatório de seguimento dos bebês prematuros, bebês com síndromes, bebês que ficaram internados em UTI neonatal e dos que têm a possibilidade de apresentar algum atraso no seu desenvolvimento. Em Rio das Ostras, o Ambulatório de Follow UP funciona, atualmente, no Posto de Saúde D. Edmeia, em Nova Esperança. O acolhimento às crianças novas acontece às quintas-feiras, mediante encaminhamento e marcação prévia no local.

Em breve, este atendimento será realizado em novo endereço, que será divulgado pelo site da prefeitura.