O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Meio_Ambiente
  • Rio das Ostras se capacita para atuar em caso de desastres com petróleo no mar

Rio das Ostras se capacita para atuar em caso de desastres com petróleo no mar

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    A Defesa Civil e o Centro de Defesa Ambiental de Rio das Ostras aprenderam como proceder em casos de desastre
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Órgãos de Rio das Ostras realizarão o monitoramento do litoral
Publicada em: 12 de novembro de 2019 - 16h16 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Na última segunda-feira, 11, a Defesa Civil de Rio das Ostras e a Coordenadoria de Proteção Ambiental participaram do curso de Gestão de Risco de Desastre relacionado a Derramamento de Óleo na Costa Marítima, promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ).

A qualificação, ministrada pela Gerência de Operações em Emergências Ambientais (Geopem), do Inea, realizada em parceria com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden/RJ), aconteceu no Espaço de Convenções do Porto do Açu, em São João da Barra.

Os participantes aprenderam técnicas de avaliação do cenário emergencial, coordenação de ações para limpeza das praias e destinação ambiental adequada do resíduo recolhido, técnicas de identificação e recolhimento do óleo e cuidados com o manuseio. No treinamento, também foram abordados diferentes tipos de cenários, de acordo com as características de cada praia e as técnicas que devem ser empregadas para a retirada dos diferentes tipos de resíduos oleosos.

De acordo com o subtenente Rangel Rodrigues, coordenador do Centro de Defesa Ambiental, a qualificação neste momento é de extrema importância no monitoramento de nossas praias.]

“Precisamos estar preparados para atuar caso o óleo derramado, que já atingiu as praias do Nordeste, chegue ao nosso litoral. Torcemos para que isso não aconteça, mas se acontecer estamos prontos para realizar todos os procedimentos necessários”, destacou Rangel.

Já o subtenente Jorge Mazzo, coordenador da Defesa Civil, ressaltou a necessidade de os órgãos competentes estarem preparados para qualquer tipo de desastre ambiental envolvendo resíduos oleosos.

“ O curso é de grande valia para o nosso Município. Aprendemos muito, trocamos informações com as cidades vizinhas que nestes casos trabalham juntas”, contou Mazzo.

A Defesa Civil e o Centro de Defesa Ambiental de Rio das Ostras aprenderam como proceder em casos de desastre Foto: Divulgação
Órgãos de Rio das Ostras realizarão o monitoramento do litoral Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal