Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Rio das Ostras se prepara para a Campanha de Combate à Tuberculose

  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Palestras sobre tuberculose serão realizadas em várias unidades de saúde
Publicada em: 21 de Março de 2019 - 15h24 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é no dia 24 de março. Em Rio das Ostras, a campanha que este ano traz o tema “Tosse? Pode ser Tuberculose!” acontece na próxima semana, com realização de palestras nas salas de espera de várias unidades de saúde do Município.

Nesta sexta-feira, dia 22, tem sala de espera no Posto de Saúde de Mar do Norte, às 9h. Na segunda-feira, dia 25, no mesmo horário, o encontro será realizado no Centro de Saúde Extensão do Bosque, com o grupo do programa Hiperdia, que realiza trabalho voltado para pessoas com hipertensão e diabetes. Ainda na mesma unidade, serão realizadas palestras nos dias 26 e 27, às 9h e às 14h, e no dia 29, às 9h. A Clínica da Família, situada no Âncora, também estará com uma programação na próxima semana, nos períodos da manhã e da tarde.

Ainda no dia 26, às 8h, o encontro acontece na unidade de Cidade Praiana. Na quarta-feira, dia 27, haverá palestras, às 14h, no Posto de Saúde de Rocha Leão, e às 13h30, na Sala Verde, em Cantagalo. Já no dia 28, tem sala de espera no Postos de Saúde do Âncora e Mariléa, às 9h, e no do Cláudio Ribeiro, em dois turnos (manhã e tarde). No dia 29, também tem palestra novamente no Mariléa, de manhã e tarde, no Posto de Saúde de Nova Esperança, às 9h, e às 14h, na unidade de Boca da Barra.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose de Rio das Ostras, Karla Cristina Silva Viana, trata-se de uma campanha de conscientização de suma importância, pois a tuberculose ainda representa um sério problema de saúde pública.

“Muitas pessoas ainda desconhecem informações sobre a tuberculose. É preciso mostrar para a população que esta doença tem tratamento e cura e que aqui em Rio das Ostras temos profissionais para dar orientações e cuidar das pessoas que apresentam os sintomas”, ressaltou Karla.

O Programa de Controle da Tuberculose funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e está localizado na sala 26 do Centro de Saúde Extensão do Bosque. O contato para mais informações é (22) 2771-4170.

TRASMISSÃO –  A tuberculose é uma doença infecto contagiosa causada pelo “Bacilo de Koch”, que atinge principalmente os pulmões podendo acometer qualquer órgão do corpo. Sua transmissão se dá pelo ar quando uma pessoa doente de tuberculose da forma pulmonar, com a presença do bacilo no escarro (exame de Baar positivo) e sem tratamento, tosse, fala ou espirra.

Os sintomas da Tuberculose são: tosse seca ou produtiva, febre vespertina, suor noturno, emagrecimento, falta de apetite e fraqueza. No Brasil, a cada ano são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da doença. O tratamento da Tuberculose é de no mínimo seis meses, é gratuito e oferecido somente pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Palestras sobre tuberculose serão realizadas em várias unidades de saúde Foto: Mauricio Rocha

Pesquisa no Portal