Rio das Ostras se prepara para Censo Demográfico Animal
Publicada em: 3 de dezembro de 2025 - 11h07 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMObjetivo é obter informações para criação de políticas públicas específicas para o bem-estar animal


A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, promoveu na terça, dia 2, na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, um treinamento para os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) sobre o Censo Demográfico Animal.
O Censo Demográfico Animal é uma coleta de dados sobre animais domésticos, silvestres e de produção, que fornecerá informações detalhadas, que podem auxiliar na elaboração de políticas públicas mais eficazes.
As informações do Censo são fundamentais para o desenvolvimento de campanhas de vacinação, programas de controle de doenças zoonóticas e de iniciativas educativas para proteção e bem-estar animal. Vale ressaltar que animais em situação de rua serão contemplados de forma indireta.
Dentre os objetivos do Censo Animal estão implementar política públicas de controle populacional, vacinação, castração, vermifugação e adoção de animais abandonados; estimular campanhas de conscientização contra o abandono e maus tratos; identificar animais que necessitam de cuidados especiais (com doenças como esporotricose, leishmaniose, raiva, gripe aviária, febre maculosa, mormo, cisticercose, histoplasmose etc.); informar tutores sobre boas práticas e bem estar animal; e tornar as políticas públicas de saúde humana, saúde animal e de proteção mais eficazes pelo mapeamento da população de animais domésticos e silvestre de um determinada região ou cidade.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, o censo será essencial para nortear ações estratégicas em Saúde Pública. “A participação da população é fundamental para o sucesso do censo. A colaboração dos munícipes no fornecimento de informações precisas contribuirá diretamente para a construção de um mapeamento, obtendo respostas mais ágeis em surtos zoonóticos e buscas ativas”, declarou Nirvana.


