Rio das Ostras sedia 1ª Volta Master de Ciclismo Rio
Publicada em: 30 de Maio de 2013 - 15h54 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMRio das Ostras receberá duas etapas da 1ª Volta Master de Ciclismo Rio, neste sábado, 1º de junho. As provas de contra-relógio individual e circuito, com percursos de 80 km, 60 km e 20 km, serão realizadas na Estrada do Contorno, a partir das 9h. A competição tem início no dia 30 de maio, em Macaé, onde serão realizadas as duas primeiras etapas, com as provas de Estrada e Escalada.
“Temos uma grande parcela da população que usa bicicleta todos os dias como meio de transporte e lazer. Dentro desse contexto, queremos ampliar isso, difundir a modalidade, que traz diversos benefícios, para a saúde, o meio ambiente, o trânsito e o turismo. Além da visibilidade, as provas que estamos recebendo contribuem para motivar nossa população. O trabalho não para, mas o resultado é bastante positivo”, comemora o secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge.
Esta é a primeira vez que o Estado do Rio de Janeiro receberá uma volta ciclística da categoria Master. “A categoria conta com os verdadeiros amantes do ciclismo. A maior parte formada por pessoas com outras profissões, que investem tempo e dinheiro para pedalar. São essas pessoas que movimentam o mercado do ciclismo no mundo. Nada mais justo que dedicar esse espaço a eles”, explica Eduardo Almeida, do grupo BikeROs, organizador da prova.
A Volta Master de Ciclismo do Rio faz parte do calendário da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj e do ranking estadual. A prova é realizada pela Prefeitura de Rio das Ostras, Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), Grupo BikeROs, Confederação Brasileira de Ciclismo (CBB) e Fecierj.
CIDADE BIKE – A Volta Master de Ciclismo Rio está inserida no projeto Rio das Ostras Cidade Bike, da Prefeitura, que promove diversas atividades envolvendo o uso de bicicletas. O objetivo é estimular o ciclismo como prática esportiva, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana. Além disso, a competição promove a imagem da cidade e movimenta o setor de turismo. O projeto visa também incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para às Olimpíadas do Rio 2016.