O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Rio das Ostras sedia Imersão à Cultura Polinésia

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    A proposta central da vivência é reconectar os participantes à sabedoria ancestral polinésia
Publicada em: 18 de novembro de 2025 - 15h03 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Evento de três dias aborda a sabedoria ancestral dos povos navegadores

Rio das Ostras, com sua forte conexão com o mar, sediará a “Imersão à Cultura Oceânica Polinésia” desta quinta-feira, 20, a sábado, 22 de novembro, na Praia do Bosque. O evento, promovido pelo clube Caiçaras Wa’a, é voltado para praticantes de canoagem e interessados nas tradições marítimas e tem apoio institucional da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

A proposta central da vivência é reconectar os participantes à sabedoria ancestral polinésia, explorando as práticas, filosofias e rituais que guiavam as jornadas oceânicas, pautadas pelas estrelas, marés e pela escuta do coração.

Quem conduz essa imersão é a especialista Verônica Cabral, fundadora do Hula Aloha Brasil – Centro Cultural de Tradições Polinésias, em São Paulo. Verônica é formada pelo Kumu (mestre) havaiano Keoni Chang, especialista na preservação dos protocolos sagrados da Hula, que define como “língua, filosofia e vida”.

PROGRAMAÇÃO – Na quinta-feira, 20, das 18h30 às 21h30, será realizada a Oficina de Lei Po‘o (A Coroa dos Povos do Mar), abordando a confecção da coroa polinésia e seu significado. Na sexta-feira, 21, também das 18h30 às 21h30, o foco é a Oficina de Hula ‘Auana (O Corpo que Ora em Movimento), dedicada ao mele (canto) oceânico “Heʻeia”.

O sábado, 22, começa com o Ritual de Batismo das Canoas, das 5h às 8h, uma cerimônia de consagração e gratidão ao oceano. Em seguida, das 9h30 às 14h, será realizado um Workshop de Cultura Oceânica Polinésia, abordando a cosmovisão e os valores dos povos do mar. A imersão se encerra com um Luau Oceânico, das 18h às 23h, que contará com show da banda Kaulike ‘Uhane e apresentação de dança do grupo Hula Aloha Brasil.

Outras informações sobre a imersão podem ser obtidas via direct no Instagram (@caicaras_vaa) ou pelo WhatsApp (22) 98134-7292.

A proposta central da vivência é reconectar os participantes à sabedoria ancestral polinésia Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal