O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Rio das Ostras tem aumento de 40% em atendimentos de emergência

Publicada em: 16 de Maio de 2007 - 14h40 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O índice demonstra o crescimento populacional e a atração de pacientes vindos de municípios vizinhos

Em Rio das Ostras o número de atendimentos dos serviços de emergência aumentou cerca de 40% em dois anos, segundo dados do relatório de gestão. Além do crescimento populacional, esse índice se deve às melhorias na infraestrutura e atendimento, como a modernização do Pronto-Socorro, reinaugurado em 2006, e criação da Unidade de Dor Torácica.
“O salto de qualidade dado pela Saúde atraiu pessoas de outros municípios da região e até da cidade do Rio”, explica o secretário de Saúde, Sérgio Manhães.
A demanda aumenta a cada dia, como destaca a diretora do Pronto-Socorro, Clícia Lobo.
“De março a abril deste ano, passamos de cerca de 24 mil para quase 30 mil atendimentos. A oferta de novos serviços, como a criação da UDT, implica o aumento de outros, como exames laboratoriais e radiológicos” – diz a diretora.
Buscando se antecipar ao crescimento populacional, a Secretaria de Saúde norteia sua política no incremento dos serviços e na ampliação das equipes. O Pronto-Socorro passou a contar com médico-cirurgião, dentista e ortopedista de plantão 24h e ampliou o quadro de pediatras e socorristas.

UDT – A Unidade de Dor Torácica de Rio das Ostras, a primeira do interior do Estado e a quarta no serviço público do País, foi um importante marco na Saúde do município e vem salvando vidas. Nos últimos dois meses, a UDT atendeu mais de 130 pacientes, sendo 11 casos de infarto agudo do miocárdio, com nenhum registro de morte por essa causa.
O novo Pronto-Socorro, ampliado e modernizado, de janeiro ao final de abril já havia atendido quase 40 mil casos. A unidade ganhou uma área específica para atendimento de transtornos mentais e foram ampliados os consultórios médicos e as unidades Intermediária e de Trauma foram ampliados. Além disso, o Pronto-Socorro passou a contar com um posto de coleta de sangue e sala de medicamentos.

Inovações – Mantendo sua diretriz de inovação, a Secretaria de Saúde montou uma equipe especial para resgate que utiliza UTI móvel e motocicletas para chegar mais rapidamente aos acidentados. O resgate ágil é determinante para reduzir o risco de morte ou de incapacitação permanente das vítimas.
A criação do Resgate aumentou a quantidade de atendimentos: na semana de aniversário da cidade, de 7 a 15 de abril, o grupo realizou mais de 170 atendimentos.

Pesquisa no Portal