Rio das Ostras tem mais vagas para pessoas com deficiência e idosos

• Foto: Maurício Rocha
    Angel Morote aprova aumento no número de vagas para pessoas com deficiência
Publicada em: 11 de julho de 2019 - 14h27 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

O cartão de estacionamento para idosos e PCDs – Pessoas Com Deficiência é um direito garantido por lei, conforme o Estatuto do Idoso e Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito – Contran. Em Rio das Ostras, é preciso procurar o Departamento de Trânsito, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Município, para dar entrada na solicitação e posterior retirada da credencial.

A autorização é especial para o estacionamento em vias públicas de veículos conduzidos por idosos, acima dos 60 anos residentes no Município, e deficientes com dificuldades de locomoção. A credencial é de uso particular do beneficiário, independentemente do veículo que ele utilize no momento.

O cotidiano de quem precisa de uma vaga para estacionar em Rio das Ostras muitas vezes esbarra na falta de consciência de motoristas que insistem em parar seus carros de forma inapropriada.  Em menos de um ano, a Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana aumentou em 18 o número de vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, porém, isso apenas não basta. É preciso que os motoristas sejam mais responsáveis e colaborem.

Quando ainda era criança, Angel Morote sofreu um acidente e quebrou a perna direita. Ele acabou contraindo uma infecção óssea. Após alguns anos a infecção que ficou “adormecida” voltou a incomodá-lo, tanto que a equipe médica que cuidava dele optou pela amputação. Para ele, a mobilidade está diretamente ligada à sua qualidade de vida. “As pessoas precisam entender que respeitar o espaço do outro é fundamental. As desculpas são várias mas, principalmente, o maior argumento é que estão ocupando a vaga por alguns minutos. Esse mínimo tempo de estacionamento irregular pode prejudicar muito quem de fato necessita da vaga devido à sua dificuldade de locomoção”, diz Morote.

Para a presidente do Comdef – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio das Ostras, Isabel Cristina Melo do Nascimento, é importante que a população de modo geral esteja atenta aos direitos daqueles que precisam utilizar as vagas de Pessoas com Deficiência e idosos. “Trata-se de uma questão de direitos, mas também de consciência”, disse Isabel, comentando ainda que o momento é especial, uma vez que a receptividade da atual Administração Municipal tem sido fundamental na busca dos direitos das PCDs.

Angel Morote aprova aumento no número de vagas para pessoas com deficiência Foto: Maurício Rocha

CREDENCIAL – Para dar entrada na credencial é preciso buscar atendimento junto ao Departamento de Trânsito, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras, localizado na Avenida Bandeirantes s/nº, em Praiamar, no prédio em frente ao Cemitério Nossa Senhora da Conceição. O beneficiário deve levar cópias da identidade, CPF e comprovante de residência. Para os PCDs ainda é preciso apresentar laudo médico atestando dificuldade de locomoção. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para informações é (22) 2760-4924.