Rio das Ostras tem novo Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca
Publicada em: 30 de Abril de 2008 - 17h01 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMIvan Noé Freitas Antunes é o novo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras. Ivan, de 47 anos, reúne experiência nas áreas agrícola e ambiental, boa parte adquirida como servidor municipal concursado, com participação efetiva na atual administração.
Com formação técnica agrícola e superior em Gestão Ambiental, o secretário tem o desafio de manter o êxito dos programas em execução e investir na melhoria constante. “Encontrei uma estrutura organizada, eficiente, consolidada. Só podemos agora dar passos à frente”, diz Ivan, que assessorou o ex-secretário Max José de Almeida em sua gestão. Max Almeida deixou a secretaria no início de abril, atendendo à legislação eleitoral.
Ivan Noé chega com boas perspectivas. Na área agrícola, mais uma vez, o município deve registrar recordes de colheita. A produtividade do feijão deve chegar a 1,2 toneladas por hectare, a maior da história do município. Outras culturas, como aipim e milho, seguem a mesma expectativa de crescimento.
Os bons resultados se devem ao Programa Renda no Campo, que oferece apoio técnico e maquinário aos produtores locais. “A cada ano aumentamos a produtividade e o número de agricultores participantes dos projetos. Isso mostra a seriedade do trabalho”, diz o secretário.
Na área de Meio Ambiente, Ivan defende a continuidade das ações integradas – desde a conservação das áreas verdes e recursos hídricos até o trabalho de Educação Ambiental. “A Secretaria tem um papel importante na conservação ambiental, mas os bons resultados dependem de um trabalho conjunto de várias áreas da Prefeitura”, afirma Ivan, destacando as obras de saneamento e atividades do Núcleo de Educação Ambiental, uma parceria com a Secretaria de Educação, entre outras.
A conservação de rios e canais também preserva a atividade pesqueira, garantindo a continuidade da atividade. Além disso, a Secretaria apoia os pescadores em suas demandas e, com a construção do novo Entreposto de Pesca, esses trabalhadores terão oportunidade de se organizar e aumentar sua renda.
Um dos serviços mais elogiados da Secretaria é a limpeza, que cobre todas as áreas da cidade, com coleta diária do lixo, além do recolhimento gratuito de entulhos, galhadas e outros objetos. A ação rotineira de conservação é complementada com o projeto Rio das Ostras Cidade Limpa, um mutirão que garante a limpeza dos pontos críticos. “Temos o desafio de manter limpa uma cidade que cresce a cada dia, recebendo pessoas de diversos locais. Para isso, temos que investir na manutenção e em ações educativas”, completa Ivan.