Rio das Ostras testa plantio de novas variedades de feijão para aumento de produtividade
Publicada em: 6 de julho de 2009 - 11h19 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMResultados preliminares do estudo serão apresentados no próximo dia 9, quinta-feira, em um Dia de Campo
Nesta quinta-feira, 9 de julho, a partir de 9h, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras promove um Dia de Campo, em Cantagalo, zona rural do município. O evento vai contar com a presença do pesquisador da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, José Alexandre Freitas, que irá apresentar aos agricultores locais os resultados preliminares da experiência de plantio de novas variedades de feijão em Rio das Ostras. O experimento foi realizado em parceria entre o município e a Embrapa e está testando a produtividade e adaptação de novos tipos de semente de feijão ao solo do município, como feijão Grafite.
A experiência faz parte do processo de melhoria contínua do Programa de Incentivo ao Plantio de Feijão, criado pela Prefeitura em 2005. A iniciativa trouxe o grande incremento da safra de feijão, tornando Rio das Ostras referência regional.
Em 2005 o programa incluía 30 produtores, em uma área de 45 hectares. Em 2008, já atendia a 119 produtores e uma área cultivada de 146 hectares.
O sucesso da parceria entre Prefeitura e agricultores também rendeu recorde de produtividade: em 2005, a produtividade era de 680 quilos por hectare. Em 2006, esse número subiu para 1074, e no, ano seguinte, para 1,1 tonelada. Em 2008, a safra chegou a 1,2 tonelada por hectare – bem acima da média do Estado do Rio de Janeiro.


