Rio das Ostras testa tecnologia inovadora de capina elétrica
Publicada em: 1 de agosto de 2025 - 09h20 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Na manhã desta quinta-feira, 31 de julho, a Prefeitura de Rio das Ostras deu mais um passo em direção à sustentabilidade, com a demonstração da tecnologia de capina elétrica, realizada na rua Oscar Bernardes Filho, no Colinas. O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ricardo Torres, e técnicos da equipe acompanharam a apresentação do equipamento, que propõe uma solução moderna e ecológica para o controle de plantas daninhas sem o uso de herbicidas.
O trator utilizado na demonstração faz uso da tecnologia que converte energia mecânica em elétrica e a aplica diretamente na vegetação, atingindo suas raízes e promovendo sua eliminação. A máquina opera com eletrônica de potência avançada e engenharia de ponta, oferecendo uma alternativa segura, eficiente e sustentável, se comparada ao trabalho manual e ao uso de produtos químicos.
Com capacidade para cobrir até 5 Km por dia, em jornadas de 8 horas, o equipamento equivale à produtividade de cerca de 30 trabalhadores em ações manuais de capina. Desde segunda-feira, 28, o trator está em operação na Cidade e já passou por áreas como o estacionamento do Estádio Emília Rosa Guimarães, no Jardim Mariléa, onde os primeiros resultados são visíveis.
Segundo os representantes da empresa responsável pela tecnologia, a capina elétrica utiliza a própria vegetação como condutor da energia até a raiz, eliminando a planta de forma precisa e sem impactos para a fauna local. A técnica ainda contribui para interromper o ciclo das ervas daninhas ao longo do tempo.
A demonstração do maquinário também foi acompanhada por representantes da Secretaria de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas de Rio das Ostras e também de Casimiro de Abreu.
“Estamos acompanhando o trabalho do maquinário durante essa semana e, se realmente acharmos que é vantajoso para o Município, vamos estudar o aluguel para implantar a capina elétrica em Rio das Ostras”, explicou o secretário Ricardo Torres.