Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Vacinação
  • Rio das Ostras treina equipes de Saúde para iniciar vacinação contra Covid com imunizante da Pfizer

Rio das Ostras treina equipes de Saúde para iniciar vacinação contra Covid com imunizante da Pfizer

  • Foto: Celso Avila
    Descrição da foto
    Município treinou equipes de vacinação para início da imunização com vacina da Pfizer.
  • Foto: Celso Avila
    Descrição da foto
    Capacitação sobre vacina da Pfizer reuniu equipes de enfermagem e de apoio à vacinação no Município.
Publicada em: 11 de junho de 2021 - 16h07 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Município treinou equipes de vacinação para início da imunização com vacina da Pfizer.
Foto: Celso Avila
Capacitação sobre vacina da Pfizer reuniu equipes de enfermagem e de apoio à vacinação no Município.
Foto: Celso Avila

Na quinta-feira, 10 de junho, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promoveu uma capacitação sobre as normas e procedimentos relacionados à vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo Laboratório Pfizer, em parceria com a BioNTech.

O treinamento foi direcionado às equipes de enfermagem e profissionais de apoio que atuam na imunização contra a Covid na Rede Municipal de Saúde. A capacitação dos profissionais faz parte do cronograma de preparação para o início da vacinação com o imunizante da Pfizer.

O primeiro lote dessa vacina, com 1170 doses, chegou a Rio das Ostras no início desta semana. A remessa é voltada à aplicação de primeira dose para pessoas com comorbidades.

O esquema vacinal completo da Pfizer/BioNtech, assim como da CoronaVac e da AstraZeneca, prevê a aplicação de duas doses do imunizante.

GESTANTES E PUÉRPERAS – O primeiro público a receber esse imunizante serão as grávidas e mulheres no puerpério (período de até 45 dias após o parto) com comorbidade(s), a partir de 18 anos. Elas serão vacinadas neste sábado, 12 de junho.

A imunização desse público vai acontecer, das 9h às 16h, no Colégio Municipal Profa. América Abdalla, na Rua Carlos Viana, s/nº, Nova Esperança.

Para receber a dose, as gestantes e puérperas devem apresentar CPF ou Cartão do SUS, documento de identidade com foto, comprovante de residência, laudo médico comprovando a comorbidade e prescrição médica indicando a vacina.

As puérperas precisam levar a documentação acima e ainda a certidão de nascimento do bebê.

COMORBIDADES – As comorbidades previstas como prioritárias pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) são diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca, cor pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática, imunossuprimidos.

Pesquisa no Portal