• Vacinação

Rio das Ostras treina equipes de Saúde para iniciar vacinação contra Covid com imunizante da Pfizer

• Foto: Celso Avila
    Município treinou equipes de vacinação para início da imunização com vacina da Pfizer.
  • Foto: Celso Avila
    Capacitação sobre vacina da Pfizer reuniu equipes de enfermagem e de apoio à vacinação no Município.
Publicada em: 11 de junho de 2021 - 16h07 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Foto: Celso Avila
Foto: Celso Avila

Na quinta-feira, 10 de junho, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promoveu uma capacitação sobre as normas e procedimentos relacionados à vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo Laboratório Pfizer, em parceria com a BioNTech.

O treinamento foi direcionado às equipes de enfermagem e profissionais de apoio que atuam na imunização contra a Covid na Rede Municipal de Saúde. A capacitação dos profissionais faz parte do cronograma de preparação para o início da vacinação com o imunizante da Pfizer.

O primeiro lote dessa vacina, com 1170 doses, chegou a Rio das Ostras no início desta semana. A remessa é voltada à aplicação de primeira dose para pessoas com comorbidades.

O esquema vacinal completo da Pfizer/BioNtech, assim como da CoronaVac e da AstraZeneca, prevê a aplicação de duas doses do imunizante.

GESTANTES E PUÉRPERAS – O primeiro público a receber esse imunizante serão as grávidas e mulheres no puerpério (período de até 45 dias após o parto) com comorbidade(s), a partir de 18 anos. Elas serão vacinadas neste sábado, 12 de junho.

A imunização desse público vai acontecer, das 9h às 16h, no Colégio Municipal Profa. América Abdalla, na Rua Carlos Viana, s/nº, Nova Esperança.

Para receber a dose, as gestantes e puérperas devem apresentar CPF ou Cartão do SUS, documento de identidade com foto, comprovante de residência, laudo médico comprovando a comorbidade e prescrição médica indicando a vacina.

As puérperas precisam levar a documentação acima e ainda a certidão de nascimento do bebê.

COMORBIDADES – As comorbidades previstas como prioritárias pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) são diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca, cor pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática, imunossuprimidos.