Rio das Ostras vacina gado contra brucelose
Publicada em: 7 de Abril de 2017 - 12h00 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, em parceria com a Emater-Rio, realizou, nesta quinta-feira, dia 6, vacinação contra brucelose em 14 bezerras de pequenos produtores rurais de Cantagalo, Zona Rural do Município. A campanha contra a doença ocorre durante todo o ano, de acordo com a demanda dos produtores locais.
Durante a campanha, são vacinadas apenas bezerras com idades entre 3 e 8 meses de vida. Todas são identificadas após a vacinação, como forma de controle contra a brucelose, que é uma zoonose infectocontagiosa que pode ser transmitida do animal para o homem. O agendamento é feito diretamente no Deagro – Departamento de Agricultura e Pecuária, localizado em Cantagalo.
SINTOMAS – Nos animais, a brucelose provoca abortos, nascimentos prematuros, esterilidade e baixa produção de carne e leite. Em humanos, pode provocar febre, sudorese noturna, dores musculares e articulares, além de baixa fertilidade e esterilidade. A doença atinge principalmente trabalhadores da indústria de laticínios, matadouros e frigoríficos pelo risco de manipulação de carnes e leite contaminados; por isso, é importante que o gado esteja vacinado.
Devido ao seu impacto econômico e sanitário, havendo casos positivos o serviço de defesa agropecuária estadual deve ser obrigatoriamente notificado e os animais devem ser sacrificados.