O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Rio das Ostras vai implantar Médico de Família no Praia Âncora

Publicada em: 17 de Março de 2005 - 11h01 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Depois de obter sucesso nas localidades de Mar do Norte e Cantagalo, a Prefeitura de Rio das Ostras está se preparando para implantar o Sistema de Médico de Família no Loteamento Praia Âncora, e para isso iniciou um levantamento naquela comunidade.

Durante os sábados, no horário de 8h às 17h, uma equipe multidisciplinar da Secretária Municipal de Saúde, composta de médicos, agentes sanitários e de saneamento, agentes administrativos e enfermeiros estão visitando todos os moradores do Praia Âncora, a fim de fazer um levantamento epidemiológico, demográfico e sanitário daquela comunidade.

O principal objetivo deste trabalho é a implantação do Sistema de Médico de Família, mas a Secretaria está aproveitando para cadastrar os moradores para o Cartão SUS e os que necessitam de melhorias sanitárias.

O levantamento epidemiológico consegue identificar todas as doenças dos membros da família e assim saber a decorrência de endemias naquela comunidade.

Já o levantamento sanitário identifica todas as condições sanitárias dos moradores, como fossa, água, banheiros, caixa d´água. Um vez de posse desses dados, a Secretaria de Saúde implantará o Programa de Melhorias Sanitárias, que já beneficiou centenas de famílias em toda a cidade, construindo banheiros completos, fossas sépticas, filtros e sumidouros, proporcionando higiene e saúde aos cidadãos de baixa renda.

Com este trabalho, a Secretaria de Saúde encaminhará os dados dos moradores do Praia Âncora para o Ministério da Saúde, a fim de que recebem o Cartão SUS, que é um cadastro único que possibilita o atendimento do cidadão em todo país.

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras está contando com a parceria da Associação de Moradores e Amigos do Praia Âncora para divulgar a ação no bairro.

A expectativa é de que sejam cadastrados cerca de quatro mil moradores no local, o que poderá aumentar a estrutura de atendimento no Posto de Saúde. “Se chegarmos a quatro mil moradores, devemos aumentar a equipe do Médico de Família para que a comunidade seja atendida plenamente”, disse a secretária de Saúde, Naelma Monteiro.

Pesquisa no Portal