Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Riostrense lança livro sobre produção cultural

  • Foto: divulgação
    Descrição da foto
    O livro tem nas versões impressa e digital.
Publicada em: 3 de Maio de 2022 - 12h20 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
O livro tem nas versões impressa e digital. Foto: divulgação

Com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura na divulgação, o músico e empresário Paulo Moreira está lançando a versão digital do seu livro, escrito em parceria com Francine Almeida: PRODUÇÃO DE A-Z | Manual Prático Para Produtores, Bandas e Artistas.

A publicação apresenta dicas de especialistas, ferramentas e técnicas essenciais para produtores, bandas e artistas que desejam alcançar um novo patamar profissional no music business.

Além da experiência dos autores, o livro conta ainda com contribuições riquíssimas de nomes como Simon Fuller (empresário da Marisa Monte, Los Hermanos e BaianaSystem), Anita Carvalho (empresária do cantor Diogo Nogueira e diretora do Music Rio Academy), o cantor Diogo Melim, o produtor internacional Paul Ralphes e muitos outros.

O leitor também terá acesso a diversos modelos de documentos para implementar na rotina do seu trabalho como planilhas de controle financeiro, contratos, documentos técnicos como rider de som e luz, mapa de palco, room list, flight list e outros. Na versão E-Book, a pessoa vai poder acessá-lo quantas vezes quiser e no dispositivo que achar mais conveniente como celular, computador ou tablet.

O mercado da música, como um todo, possui uma aura de fascínio e é desejo de muitas pessoas viver exclusivamente trabalhando nesse universo. Sejam artistas, produtores ou bandas, com experiência ou em início de carreira, é inegável que a maior parte de seu conhecimento ou anseio por ele decorre exclusivamente de conhecimento empírico. Não existia até o lançamento de Produção de A-Z, uma bibliografia que tratasse dos meandros da profissão de uma maneira tão prática e que fizesse sentido na indústria da música dos tempos atuais.

De acordo com Paulo Moreira, o livro nasceu da vontade de compartilhar a experiência adquirida ao longo da carreira, aliada ao desejo de estimular as engrenagens da música, juntamente com a amiga Francine Almeida. “Primeiro lançamos a versão impressa e agora sua versão digital para conseguir chegar a um número maior de pessoas. Tanto o livro quanto o e-book têm como missão democratizar o acesso às informações que farão os participantes desse mercado, ou os aspirantes a ele, avançarem de maneira mais consciente e assertiva rumo aos seus objetivos e sonhos. Costumo dizer que adoraria ter lido uma obra como essa no início da minha carreira. Certamente teria evitado muitos perrengues!”, falou Paulinho.

Na opinião de Leo Feijó, o livro é fundamental para quem quer desenvolver um bom trabalho na área.  “Música é uma vocação do Brasil. É preciso profissionalizar cada vez mais o setor e a publicação de Produção de A-Z contribui imensamente para esta orientação. Os autores compartilham experiências e informações relevantes para o bom planejamento de carreiras, missão que compartilho na área da educação para os negócios da música e como empreendedor”, declarou.

Para a empresária e Diretora do Music Rio Academy, Anita Carvalho, a publicação é importante para todos os profissionais da área. “O mundo da música é apaixonante. Produção de A-Z já nasce como uma literatura fundamental para profissionais do mercado da música, tanto estreantes quanto àqueles buscando reposicionamento de carreiras com dificuldades em encontrar sua porta de entrada”, disse.

 

SOBRE OS AUTORES

Francine Almeida – Publicitária e pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing na ESPM. É empresária e produtora com mais de 20 anos de experiência. Já trabalhou com artistas como Marcelo D2, Pitty, Luiz Melodia, Tiago Iorc e Anavitória. Tem passagens nas gravadoras Sony Music e Universal Music. Atualmente sócia da BMX Eventos.

 

Paulo Moreira – Guitarrista da banda Jamz, produtor e empresário. Possui mais de 15 anos de experiência e acumula em sua carreira, duas indicações ao Grammy Latino, Prêmio Multishow e Prêmio da Música Brasileira e já tocou nos palcos do Rock in Rio, Festival de Verão de Salvador e Planeta Atlântida. Hoje está à frente da Like Produtora.

Pesquisa no Portal