Riostrense participa das Olimpíadas Especiais no Paraguai

• Foto: Matheus Muller
    A atleta, que tem Síndrome de Down, treina diariamente nas praias do Centro e na Boca da Barra.
  • Foto: Matheus Muller
Publicada em: 24 de Abril de 2024 - 12h01 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Foto: Matheus Muller
Foto: Matheus Muller

Ana Carolina Machado, a já conhecida Carol da Natação, foi oficialmente convocada para representar Rio das Ostras e o Brasil na 4ª edição dos Jogos Latino-Americanos da Special Olympics. A competição acontecerá entre os dias 4 e 12 outubro, na cidade de Assunção, no Paraguai, e vai contar com centenas de atletas de diversos países da América Latina.

Treinando desde os 3 anos de idade, Carol, agora com 37, se classificou em primeiro lugar na etapa do Rio de Janeiro, garantindo a vaga e a participação inédita nas Olímpiadas, destinadas às pessoas com deficiência.

A atleta, que tem Síndrome de Down, treina diariamente nas praias do Centro e na Boca da Barra, sempre acompanhada pelos professores e também pela mãe, Maria Helena Machado. E agora, com a vaga garantida para a Special Olympics, também começará o treinamento em piscinas, se preparando para dar o seu melhor na competição.

Bolsista do programa Bolsa Atleta da Prefeitura, Carol diz que essa será uma ótima competição. “Eu participei de muitas já, essa é a primeira internacional e eu estou muito animada”, conta ela, ansiosa para cair na água e treinar.

Já para a mãe, Maria Helena, a Special Olympics marca um ponto importante na carreira de atleta da filha. “Ela já compete e tenta uma vaga há anos, e agora finalmente conseguiu. Eu mal posso esperar pela hora de irmos para o Paraguai participar desse momento”, conclui.

Outras conquistas – Além de ganhar as classificatórias para a Special Olympics, a atleta também já se destacou em competições estaduais, regionais e brasileiras. Carol já foi eleita embaixadora Rainha do Mar, nadando cerca de 5 km nas águas de Copacabana em anos anteriores.

Antes de embarcar para o Paraguai, a atleta ainda participará de todas as etapas preparatórias e seletivas da Olimpíada. A próxima competição será no dia 12 de maio, na cidade de São Pedro da Aldeia, nadando junto com a equipe do projeto Natação no Mar.

A Special Olympics foi criada pela Fundação Joseph P. Kennedy Jr., com o objetivo de beneficiar as pessoas com deficiência intelectual e promover a integração por meio do esporte.