O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


SAAE fala sobre saneamento e meio ambiente a alunos

  • Foto: Matheus Müller
    Descrição da foto
    Alunos aprenderam sobre drenagem e bacias de acumulação de água das chuvas e sua importância para a Cidade
  • Foto: Matheus Müller
    Descrição da foto
    Marianna Cavalcante, do SAAE, explicou como a Cidade se prepara para evitar transtornos com fortes chuvas
Publicada em: 15 de setembro de 2025 - 14h27 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Alunos aprenderam sobre drenagem e bacias de acumulação de água das chuvas e sua importância para a Cidade Foto: Matheus Müller
Marianna Cavalcante, do SAAE, explicou como a Cidade se prepara para evitar transtornos com fortes chuvas Foto: Matheus Müller

 

Equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Autarquia Municipal, conversou com alunos do Ciep Mestre Marçal, Jardim Campomar

A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE, Autarquia Municipal de Rio das Ostras, conversou com os alunos do Ciep Municipalizado Mestre Marçal sobre a relação entre mudanças climáticas, proteção ambiental e saneamento. A apresentação foi proferida para as turmas do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na última semana.

A palestra “Drenagem urbana e piscinões: como Rio das Ostras se protege das chuvas” foi ministrada pela engenheira ambiental Marianna Cavalcante e pela chefe do Operacional do SAAE, Juliana Paula.

As especialistas explicaram aos grupos o funcionamento do sistema de drenagem e das bacias de acumulação das águas pluviais, conhecidas pela população como “piscinões”, operadas pelo SAAE em Rio das Ostras.

Os alunos conheceram a importância das bacias de contenção, especialmente no contexto das grandes chuvas consequentes das mudanças climáticas, sendo fundamentais para drenagem em localidades como Jardim Campomar, Serramar, Cidade Beira Mar, Cidade Praiana e Jardim Miramar.

Elas alertaram ainda sobre os sérios impactos de ligações irregulares de esgotos na rede de águas pluviais, que possibilitam que os dejetos voltem à natureza sem o tratamento adequado, comprometendo a qualidade das águas dos rios, lagoas e praias.

Também destacaram a importância do tratamento correto do lixo domiciliar, que deve ser colocado na calçada nos dias de coleta e jamais ser descartado nas vias públicas, de forma a prevenir obstruções das redes. Essa prática contribui para o bom funcionamento da drenagem e das bacias, visando a segurança e saúde da população, mesmo em cenários de grandes chuvas.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – As especialistas do SAAE estiveram na escola a convite dos educadores, que estão trabalhando o enfrentamento às mudanças climáticas no território. O objetivo dos professores foi, a partir do conhecimento do trabalho da Autarquia, mostrar aos estudantes a relevância da proteção ambiental e da conservação dos recursos hídricos como elemento essencial para a manutenção do equilíbrio ambiental e da qualidade de vida da população.

 

 

Pesquisa no Portal