O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Evento do SAAE valoriza Saúde Mental dos trabalhadores

  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Encontro encerrou a programação do Setembro Amarelo em Rio das Ostras
  • Foto: Alexandre Leite
    Descrição da foto
    Coordenador Alessandro Barbosa (ao centro) reforçou a importância dos cuidados de Saúde Mental
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Enfermeiro Julio Ribeiro alertou para o isolamento como um risco e sinal de atenção para necessidade de diálogo
Publicada em: 30 de setembro de 2025 - 15h19 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

 

Encontro encerrou a programação do Setembro Amarelo em Rio das Ostras Foto: Alexandre Leite
Coordenador Alessandro Barbosa (ao centro) reforçou a importância dos cuidados de Saúde Mental Foto: Alexandre Leite
Enfermeiro Julio Ribeiro alertou para o isolamento como um risco e sinal de atenção para necessidade de diálogo Foto: Divulgação

A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Autarquia Municipal de Rio das Ostras, participou nesta terça, 30, de um momento importante de esclarecimentos e reflexões sobre Saúde Mental e prevenção ao suicídio. O evento finalizou a programação do Setembro Amarelo no Município e foi promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio – CIPA do SAAE.

O encontro reuniu os servidores da Autarquia e da Secretaria de Saúde para tratar, de forma aberta, sobre situações que possam levar a crises emocionais e sobre como identificar sinais de alerta em si mesmo, além de observar e ouvir, com empatia, as pessoas próximas – familiares, colegas de trabalho e amigos.

O enfermeiro Júlio Ribeiro, da Secretaria de Saúde, chamou a atenção para a importância de observar tendências ao isolamento como um alerta. “Muitas vezes a pessoa ao nosso lado pode estar passando por problemas e se isolando e não percebemos. Isso também pode acontecer conosco. É preciso conversar sempre. O isolamento aumenta a propensão ao suicídio, porque não há outra ‘voz’ dizendo àquela pessoa que há solução para sua dor”, disse Julio, que representou a Vigilância em Saúde do Trabalhador, ao lado de Gunavarro Felipe e equipe.

Alessandro Barbosa, coordenador do Programa de Saúde Mental, reforçou a importância de conversar sobre suicídio como forma de quebrar tabus. “Falar sobre o assunto é uma ferramenta importante para reduzirmos as estatísticas”, explicou o especialista.

O coordenador chamou atenção para circunstâncias que, historicamente, se relacionam com o suicídio, como uso abusivo de álcool e outras drogas e transtornos mentais não cuidados. “Estamos aqui falando de algo tão relevante que, você pode ser uma pessoa fisicamente muito forte, mas sem Saúde Mental você não consegue se levantar da cama”, finalizou.

CIPA – O presidente do SAAE, Maycon Prata, agradeceu a presença de todos e destacou o trabalho da CIPA, presidida pelo servidor Thiago de Miranda. “A criação da CIPA foi uma conquista. Em um mês de trabalho já vemos os avanços; como a realização deste encontro, que considero um dia grandioso. Temos um compromisso de fortalecer o SAAE e seus servidores e isso se reverte em um serviço melhor para a população e para o Município”, completou o presidente.

Pesquisa no Portal