Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Sábado, 13, é Dia D de Vacinação contra a gripe

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Fazem parte do público-alvo da campanha crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas e Idosos com 60 anos ou mais
Publicada em: 9 de Abril de 2024 - 14h14 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Fazem parte do público-alvo da campanha crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas e Idosos com 60 anos ou mais Foto: Allexandre Costa

Imunização segue de segunda a sexta, nas unidades básicas de saúde, exceto no feriado de 10 de abril

Neste sábado, 13 de abril, acontece o Dia D de mobilização social da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza). A iniciativa acontece das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Rio das Ostras.

Fazem parte do público-alvo da campanha crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas e Idosos com 60 anos ou mais.

Também podem se vacinar crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; Trabalhadores da Saúde; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

DOCUMENTOS – Para se vacinar, a pessoa deve apresentar carteira de vacinação, CPF, documento de identidade e cartão SUS. Categorias profissionais precisam apresentar algum documento que comprove o exercício da profissão.

É importante destacar que é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação para menores de 6 anos, para que sejam verificadas as doses anteriores. Crianças dessa faixa etária que nunca foram vacinadas para gripe recebem DUAS DOSES; lembrando que o registro de vacinação desse público não era feito via sistema, constando as doses anteriores apenas na carteirinha de vacinação.  Por isso se faz necessário a apresentação desse documento.

CAMPANHA DE INFLUENZA – A campanha contra a Influenza continua até 31 de maio nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30 e, com um horário mais extenso no Polo do Turismo, das 8h30 às 16h30.

Nesta semana, na quarta-feira, 10 de abril, por conta do feriado municipal de emancipação político-administrativa de Rio das Ostras, as unidades estarão fechadas.

UNIDADES DE SAÚDE VACINADORAS – São unidades vacinadoras:

Estratégia de Saúde da Família Nova Cidade – Rua Inajara, S/Nº – Nova Cidade

Estratégia de Saúde da Família Âncora – Rua das Acácias, Nº 615 – Âncora

Estratégia de Saúde da Família Cantagalo – Estrada Cantagalo S/Nº – Cantagalo

Estratégia de Saúde da Família Cidade Praiana – Rua Santa Catarina, S/Nº – Cidade Praiana

Estratégia de Saúde da Família Cláudio Ribeiro – Rua Peperônia, S/Nº – Âncora

Estratégia de Saúde da Família Dona Ediméia – Avenida Linda, S/Nº – Nova Esperança

Estratégia de Saúde da Família Operário – Rua Cantagalo, S/Nº – Operário

Estratégia de Saúde da Família Paulo Henrique Gussen – Rua das Bromélias, S/Nº – Âncora

Estratégia de Saúde da Família Rocha Leão – Paulo Henrique Sarzedas, S/Nº – Rocha Leão

Estratégia de Saúde da Família Mar do Norte – Estrada da Praia, S/Nº – Mar do Norte

Unidade Básica de Saúde Jardim Mariléa – Rua Nova Friburgo, Nº 21 – Jardim Mariléa

Estratégia de Saúde da Família Recanto – Rua Abel Siqueira, S/Nº – Recanto

Polo do Turismo – Praça Prefeito Cláudio Ribeiro – Extensão do Bosque

 

Pesquisa no Portal