Sábado é dia de poesia e consciência ambiental
Publicada em: 26 de Maio de 2009 - 10h59 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMDia 30, o Parque dos Pássaros apresenta um sarau de poesias pelo projeto Natureza e Arte
A natureza local e a vida do pescador artesanal servem de inspiração às poesias de Jorge Barcelos, o “Tio Jorge”. O artista apresenta seu trabalho no próximo sábado, dia 30, às 15h, no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras. A apresentação faz parte do projeto Natureza e Arte, promovido pela Prefeitura, e inicia as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, em Rio das Ostras. Os poemas impressos ficarão expostos até dia 7 de junho. A entrada é franca.
O poeta Tio Jorge é pescador e ambientalista. Há 15 anos descobriu a poesia como forma de alertar contra a degradação ambiental. “Sou de uma família de pescadores e sempre tive uma relação muito grande com a natureza. Comecei a fazer poemas por uma vontade de falar sobre a natureza e protestar contra a agressão ao ambiente”, disse Tio Jorge. Atualmente, ele participa também de grupos ambientais e ministra palestras sobre meio ambiente. “Desde criança aprendi a conhecer as plantas, a lagoa, o tempo…por uma questão de sobrevivência”, completa o artista.
Essa será a terceira edição do projeto Natureza e Arte, do Núcleo de Educação Ambiental (Neam), uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação. A iniciativa divulga as expressões culturais de Rio das Ostras e, ao mesmo tempo, estimula a consciência de conservação ambiental. As apresentações artísticas acontecem sempre no último final de semana de cada mês, no Parque dos Pássaros.
Serviço:
Sarau de Poesias do “Tio Jorge”
Dia 30/05
Horário: 15h às 16h
Local: Parque dos Pássaros,
Rua Petrópolis s/no, Jardim Mariléa
Exposição de Poesias
De 30/05 a 07/06
Horário: de 9h às 17h
Local: Parque dos Pássaros
Rua Petrópolis s/no, Jardim Mariléa