O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Saúde alerta alunos de Rio das Ostras sobre malefícios do tabagismo

  • Foto: Matheus Muller
    Descrição da foto
    A palestra aconteceu no Colégio Professora América Abdalla
  • Foto: Matheus Muller
    Descrição da foto
    A equipe apresentou dados estatísticos sobre o tabagismo
  • Foto: Matheus Muller
    Descrição da foto
    Juliana de Paula destacou a importância da Conscientização dos jovens sobre o malégio do tabaco
Publicada em: 10 de setembro de 2025 - 11h59 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Programa Municipal de Tabagismo promoveu palestra para alunos do 9º ano do Colégio Municipal Profa. América Abdalla

A palestra aconteceu no Colégio Professora América Abdalla Foto: Matheus Muller
A equipe apresentou dados estatísticos sobre o tabagismo Foto: Matheus Muller
Juliana de Paula destacou a importância da Conscientização dos jovens sobre o malégio do tabaco Foto: Matheus Muller

Os alunos do Colégio Municipal Professora América Abdalla, no Nova Esperança, tiveram um dia diferente na terça-feira, dia 9. Alunos do 9º ano puderam assistir a uma palestra ministrada pela equipe do Programa Municipal de Controle e Cessação do Tabagismo da Secretaria de Saúde e conhecer os malefícios e riscos graves que o uso do tabaco causa à saúde.

Ministrada pela equipe técnica do Programa e da Estratégia de Saúde da Família Dona Edimeia, a palestra tem o objetivo esclarecer sobre prevenção e promoção da saúde junto aos adolescentes.

De acordo com Juliana de Paula, responsável pelo Programa, a importância da realização desse trabalho é de sensibilizar o público formado por jovens e adolescentes sobre os malefícios causados pelo tabaco, seus derivados e dispositivos eletrônicos para fumar, prevenindo a iniciação ao tabagismo.

“É fundamental fazermos esse trabalho no sentido de conscientizar essa geração contra o malefício do tabaco para que os jovens tenham consciência do problema que esse ato pode trazer para a própria saúde. O ideal é que os jovens na idade escolar nem experimentem, mas caso experimentem, tenham noção do mal que o tabaco faz”, explicou Juliana.

A participação da família é muito importante na conscientização do jovem sobre os prejuízos do fumo. “Diante de toda essa ameaça, os mais velhos podem dar o seu apoio. E nesse sentido, a participação da família é ainda mais importante. Para aqueles que ainda não conheceram o cigarro, é importante que os pais ou responsáveis tenham um diálogo aberto com os mais novos, criando um espaço para explicar quais são os riscos e porque não compensa seguir por esse caminho. O exemplo dentro de casa também faz toda a diferença, afinal, familiares que fumam podem influenciar desde cedo a dependência das próximas gerações”, declarou a responsável pelo Programa.

O tabagismo é uma doença séria, grave e precisa ser tratada como tal. Toda essa atmosfera recreativa é, literalmente, uma “cortina de fumaça” para disfarçar os reais riscos. Por isso, a prevenção deve ser feita o quanto antes.

PROGRAMA – Quem tiver interesse em fazer parte do Programa Municipal de Controle e Cessação do Tabagismo para deixar de fumar deve realizar o agendamento prévio para avaliação, que deve ser feito às terças e quartas-feiras, das 8h às 17h, na Secretaria de Saúde, localizada na rua Ethelberto Fontes, 290 – sala 1, Jardim Campomar. O agendamento também pode ser feito nos mesmos dias, das 17h30 às 20h30, no Ambulatório de Saúde Mental, na Rua Maria Letícia, 45, no Centro.

 

Pesquisa no Portal