O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Saúde básica supera os 180 mil atendimentos

Publicada em: 16 de Março de 2012 - 17h03 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Prefeitura de Rio das Ostras prioriza a prevenção de doenças e a promoção de saúde. A Administração Municipal está reorganizando a área de Atenção Básica, que inclui o atendimento dos postos de saúde, ações dos programas municipais e a farmácia municipal. O Governo Municipal criou novos serviços e programas e promove uma integração entre todas as ações.

O grande desafio da Secretaria de Saúde é atender a uma demanda crescente, que hoje, só na Atenção Básica, supera os 180 mil atendimentos ao ano.

O secretário de Saúde Sérgio Manhães lembrou que nesta gestão foi implantado o Programa de Saúde da Família – PSF e que Rio das Ostras é um dos poucos municípios que contam com agentes comunitários concursados. O PSF está em fase de expansão e o objetivo da Prefeitura é chegar a todas as localidades.

A ampliação dos Programas de Saúde, que acontece em todas as unidades, também merece destaque. Nos últimos anos, foram criados os programas do Homem, de Combate ao Tabaco, de Atendimento Domiciliar, Lesões Dérmicas e o Programa de Saúde do Idoso.

Alguns desses programas, como Saúde da Mulher, Saúde da Criança e o Hiperdia – de controle da Hipertensão e Diabetes são responsáveis por um grande número de atendimentos.

O Hiperdia já conta com cerca de 9.350 pessoas cadastradas, que recebem atendimento médico, de nutricionistas, fisioterapeutas e enfermagem.

Os pacientes desenvolvem ainda atividades em grupo. “Minha saúde melhorou muito. Eu tinha muitas dores e hoje vivo bem melhor”, conta a moradora Silcéia Azevedo, de 65 anos.

Pesquisa no Portal