Saúde divulga Calendário de Vacinação desta semana

• Foto: Celso Avila
  • Foto: Celso Avila
    Esta semana Município oferece 1ª dose de AstraZeneca e 2ª dose de Coronavac.
Publicada em: 3 de Maio de 2021 - 17h37 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Com a chegada de novas doses Município começa a vacinar pessoas com comorbidades e com deficiência. Foto: Celso Avila
Esta semana Município oferece 1ª dose de AstraZeneca e 2ª dose de Coronavac. Foto: Celso Avila

Rio das Ostras recebeu no último domingo, 2/05, nova remessa de vacinas da Secretaria de Estado de Saúde. Desta vez chegaram 3.410 doses do imunizante AstraZeneca e somente 310 da CoronaVac.

O Município programou o calendário de vacinação desta semana de acordo com as doses disponíveis e vai oferecer a segunda dose de CoronaVac para idosos de 73 anos ou mais.

Receberão a primeira dose da vacina AstraZeneca os pacientes com comorbidades, incluindo pessoas com câncer, doenças renais crônicas e transplantados, além de munícipes com Síndrome de Down e deficiências permanentes.

Representantes das Forças de Segurança e Salvamento também vão receber a 1ª dose da AstraZeneca com a cota destinada a eles pelo Ministério da Saúde.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

04/05 – Terça-feira

Vacina: 2ª dose da CoronaVac

Público-alvo: Idosos de 73 anos

Locais:

· Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros – Rua Nova Friburgo, s/nº, Jardim Marilea

· Escola Municipal Rio das Ostras – Rua Santa Catarina, s/nº, Cidade Praiana

· Colégio Municipal Professora América Abdalla – Rua Carlos Viana, s/nº, Nova Esperança

· Posto de Saúde do Âncora (ESF Âncora) – Rua das Acácias, 615, Âncora

DOCUMENTAÇÃO – Para ser vacinado com a 2ª dose, é necessário apresentar o Cartão com o registro da primeira dose da CoronaVac recebida na Rede Municipal de Rio das Ostras, além de documento com foto e CPF ou Cartão SUS.

05 e 06/05 – Quarta-feira e Quinta-feira

Vacina: 1ª dose de AstraZeneca

Público-alvo: Pessoas entre 55 e 59 anos, portadoras de doenças oncológicas, renais crônicas e transplantados.

· Posto de Saúde do Âncora (ESF Âncora) – Rua das Acácias, 615, Âncora

DOCUMENTAÇÃO – É necessário apresentar atestado médico/ laudo médico comprovando a doença, comprovante de residência em Rio das Ostras, Cartão do SUS/ CPF e documento com foto.

07/05 – Sexta-feira

Vacina: 1ª dose de AstraZeneca

Público-alvo: Pacientes de 59 anos com comorbidades indicadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI)

Locais (três polos):

· Posto de Saúde do Âncora (ESF Âncora) – Rua das Acácias, 615, Âncora

PÚBLICO-ALVO – São grupos prioritários, de acordo com o PNI, pacientes com Diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronária, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática, imunossuprimidos.

DOCUMENTAÇÃO – É necessário apresentar comprovante de residência em Rio das Ostras, além de receita médica, com até três meses de validade, que comprove uso da medicação, ou laudo médico que comprove a doença.

08/05 – Sábado

Vacina: 1ª dose de AstraZeneca

Público-alvo: Pessoas entre 55 e 59 anos portadoras de deficiência permanente (física, auditiva e visual)

· Posto de Saúde do Âncora (ESF Âncora) – Rua das Acácias, 615, Âncora

DOCUMENTAÇÃO – É necessário apresentar comprovante de residência em Rio das Ostras e comprovar, por meio de laudo médico da rede pública ou particular, cartão de gratuidade no transporte público, documento que comprove atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas, documento oficial de RG com a indicação da deficiência, ou qualquer documento que indique se tratar de uma pessoa com deficiência, incluindo registro de BPC – Benefício de Prestação Continuada. Deve-se levar também cartão do SUS/CPF e documento com foto.

SÍNDROME DE DOWN – Na quinta, 06/05, serão vacinadas com a 1ª dose de AstraZeneca pessoas portadoras de Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21) com 18 anos ou mais. A vacinação acontece na Unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Dona Edimeia, no Nova Esperança, das 9h às 16h.

É obrigatório apresentar comprovante de residência em Rio das Ostras, além da apresentação de Cartão SUS/ CPF e documento com foto.

FORÇAS DE SEGURANÇA – No sábado, 8/05, também recebem a 1ª dose da AstraZeneca representantes das Forças de Segurança e Salvamento, incluindo da Guarda Civil Municipal. A vacinação acontece na Unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Dona Edimeia, Nova Esperança, das 9h às 16h.
A vacinação ocorrerá conforme lista nominal enviada pelos respectivos comandos, mediante apresentação de CPF e documento com foto.