Saúde em Rio das Ostras tem saldo positivo na alta temporada
Publicada em: 5 de Março de 2007 - 11h06 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMMesmo com a duplicação da demanda do Pronto-Socorro, o atendimento foi total e eficiente. Resgate de vítimas nas ruas foi destaque
Os serviços de Saúde de emergência da Prefeitura de Rio das Ostras encerram os meses de alta temporada turística com balanço positivo. Mesmo com o dobro do número regular de atendimentos, todos os casos foram atendidos e nenhum ficou sem resolução.
Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Carvalho Manhães, o saldo positivo se deve à política da Prefeitura de se antecipar ao crescimento que o município vem experimentando nos últimos anos. No ano passado, o Pronto-Socorro foi ampliado e modernizado, os profissionais receberam curso de qualificação. A Prefeitura criou uma Equipe de Resgate com motocicletas, o que agilizou o atendimento. Em dezembro de 2006 foi inaugurada a Unidade de Dor Torácica – UDT, a primeira do interior do Estado e a quarta do Brasil. A unidade conta com tecnologia de ponta para atendimento a emergências cardíacas.
“Rio das Ostras é o município com o maior aumento de população no Estado. Investimos em tecnologia e pessoal para contemplar esse crescimento, que acontece de forma muito rápida. Por isso, conseguimos realizar nosso trabalho com tranquilidade durante a alta temporada”, diz o Secretário.
Atendimentos dobram no Carnaval
Cerca de 600 atendimentos foram realizados por dia durante a semana do Carnaval em 2007- o dobro da média durante o ano. A maioria, vítimas de acidentes de trânsito. Durante as festas, a Equipe de Resgate atendeu a mais de 100 ocorrências. Com o uso das motocicletas, os socorristas conseguem chegar em média em 5 minutos até os acidentados. A agilidade do grupo vem salvando muitas vidas.