• Você está em

• Página inicial
  • Coronavírus

Saúde faz monitoramento de casos suspeitos de Covid 19 e acompanha pacientes em quarentena

• Foto: Gabriel Sales
    Danielle Marinho destaca que os pacientes elogiam o atendimento humanizado
Publicada em: 26 de junho de 2020 - 15h28 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Danielle Marinho destaca que os pacientes elogiam o atendimento humanizado Foto: Gabriel Sales

Buscando cada vez mais humanizar o trabalho da Saúde em Rio das Ostras, a Prefeitura, por meio da equipe da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica que atua no 0800 – canal de comunicação exclusivo para que a população possa tirar dúvidas e receber todo tipo de esclarecimento sobre a Covid 19 – está realizando um monitoramento de todos os casos suspeitos de contaminação por Coronavírus e também os casos positivos com sintomas leves em quarentena registrados na Secretaria de Saúde.

O telefone 0800 023 8100 funciona das 8h às 19h, todos os dias, há três meses. Já atendeu centenas de pessoas para dar orientações sobre os cuidados para evitar a contaminação e dúvidas, principalmente sobre sintomas.

A equipe é formada por 15 profissionais de Saúde de nível superior – médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais – que passaram por treinamento para atender à população. E a partir deste mês, está reunindo todos os registros de pacientes com Síndrome Gripal com suspeita de Covid 19 e dos casos positivos com sintomas leves, que estão em tratamento e isolamento social, para fazer um acompanhamento via telefone.

“Estamos aproveitando essa equipe de profissionais para fazer uma escuta treinada com todos os pacientes registrados na secretaria de Saúde. Nós ligamos para saber como está a evolução ou regressão dos sintomas, informações sobre os membros da família, fazemos aconselhamento, damos dicas. A intenção é fazer uma acolhimento, prestar um serviço ainda mais humanizado aos pacientes”, explicou a psicóloga Danielle Marinho, profissional de referência da equipe do 0800.

Dentro deste trabalho de monitoramento, foi detectado que o maior problema é comportamental. “A população demora a entender a importância do isolamento social. Quando se faz a abertura gradual do comércio, não quer dizer que houve uma liberação total para que as pessoas vão para a rua. Precisamos continuar evitando aglomerações, só sair de casa se for muito necessário, sempre usando máscaras adequadamente, e mantendo as medidas de higiene”, disse Danielle.

Importância da informação correta – O mais importante para enfrentar a pandemia é adquirir informações corretas e de fontes seguras. Para isso, a Prefeitura de Rio das Ostras tem os canais oficiais para multiplicar as notícias sobre a Codiv 19. Além de disponibilizar o telefone 0800 023 8100, onde a população poder tirar dúvidas e obter informações diretamente com profissionais de Saúde, ainda estão disponíveis o site oficial – www.riodasostras.rj.gov.br/coronavirus – o Facebook (/RiodasOstrasGov) e o Instagram(@riodasostrasgov).