• Coronavírus

Saúde inicia testagem para gestantes internadas no Hospital Municipal

Hospital Municipal começou a testar gestantes internadas
Publicada em: 21 de Maio de 2020 - 14h49 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Hospital Municipal começou a testar gestantes internadas Foto: Divulgação
Assim que chegarem novos testes, Município pretende ampliar testagem para outros grupos de sintomáticos Foto: Divulgação

Depois da realização de testes rápidos em profissionais da Saúde e Segurança, que fazem parte dos grupos prioritários por estarem na linha de frente do combate ao coronavírus, Rio das Ostras começou nesta quarta-feira, dia 20, a testagem para Covid-19 de todas as gestantes internadas na maternidade do Hospital Municipal.

De acordo com a secretária de Saúde de Rio das Ostras, Dra. Jane Blanco Teixeira, segundo estudos realizados em outros países, mulheres grávidas estão mais suscetíveis ao coronavírus, por isso, há necessidade desse atendimento nesse momento.

“Entendemos que muitas pessoas precisam do teste, mas alguns grupos precisam ser priorizados. O município já fez a aquisição de mais 2.500 testes e, assim que chegar, pretendemos ampliar a testagem para as gestantes que estão em pré-natal e, consequentemente, para novos grupos de sintomáticos”, ressaltou a secretária.

ORIENTAÇÃO DO MINISTÉRIO – De acordo com o Ministério da Saúde, a gestante é mais vulnerável a contrair infecções do que uma mulher que não está grávida. Se esta tiver uma condição subjacente, como asma ou diabetes, por exemplo, pode ficar clinicamente pior se for infectada pelo coronavírus.

As gestantes que apresentem sintomas indicativos de síndrome gripal (febre de início súbito, e ou tosse e ou dor de garganta e ou dificuldade de respiratória) deverão ter atendimento prioritário. E se desenvolvendo sintomas mais graves ou com recuperação muito lenta devem retornar ao médico para reavaliação.

Em Rio das Ostras, seguindo protocolo de atendimento, devem procurar o Pronto-Socorro, que é o Centro de Referência para casos de Covid-19.