O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Secretaria de Educação combate o bullying nas escolas

Publicada em: 5 de Abril de 2019 - 09h12 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

As escolas da Rede Municipal de Rio das Ostras possuem, em seus projetos pedagógicos, eixos que trabalham questões como cidadania, violência, bullying e respeito às diferenças.

Algumas unidades escolares firmaram parceria com o Polo de Atendimento Psicológico da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os professores da instituição visitam a escola com palestras e realizam o acompanhamento dos alunos.

Em 2019, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer  de Rio das Ostras está implementando a Coordenação de Orientação Educacional como suporte aos orientadores educacionais da Rede. Esta coordenação visa estruturar o trabalho realizado e normatizar as Ações da Orientação Educacional.

Cada orientador educacional desenvolve projetos com o objetivo de acompanhar e dar suporte aos alunos durante o ano letivo, promovendo, junto aos estudantes, possibilidades de solucionar conflitos no âmbito escolar.

Desta forma, são desenvolvidas ações como: palestras, dinâmicas, rodas de conversa, além dos atendimentos individualizados para a escuta e acolhida do educando. Temas recorrentes como cidadania, bullying, violência, autoestima, automutilação e empatia recebem um olhar profissional profundo, ético e cuidadoso nessas mediações realizadas pelos educadores.

RODAS DE CONVERSA – Outra ação da Secretaria Municipal de Educação de Rio das Ostras foi a implantação do Projeto “Rodas de conversa: um outro olhar é possível”, que atende aos alunos dos Anos Finais das escolas da Rede Municipal.

A proposta visa o desenvolvimento da cultura da paz a partir da roda de conversa como metodologia de aprendizado coletivo. As conversas são mediadas por um professor da própria turma, que se torna referência na escuta e na mediação das questões levantadas. Em cada encontro há uma temática para reflexão e discussão junto a professores e alunos.

Os estudantes são estimulados a ampliar sua visão acerca de si mesmos e do mundo que o cercam. As rodas possuem pedagogia baseada na construção de valores como forma de fortalecimento do respeito a si próprio e ao outro, da bondade amorosa, práticas de gentileza, prática do perdão, autoconhecimento, autovalorização, entre outros valores.

Pesquisa no Portal