Curso da Secretaria de Educação promove a Cultura da Paz

• Foto: Mauricio Rocha
    A psicóloga Regina Reis destacou a importância da participação dos diretores
  • Foto: Mauricio Rocha
Publicada em: 11 de julho de 2019 - 11h59 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A psicóloga Regina Reis destacou a importância da participação dos diretores Foto: Mauricio Rocha
O secretário de Educação, Maurício Henriques Santana, frisou que o conhecimento é fundamental para enfrentar a violência no seio da escola Foto: Mauricio Rocha

Um momento de aprendizado e reflexões. No dia 8 de julho, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras deu início ao curso “Violências contra crianças e adolescentes – Uma abordagem Multidisciplinar para prevenção e intervenção no contexto escolar”, que contou com a participação de diretores das escolas municipais. O encontro foi realizado na sede da Secretaria.

O curso, que tem por objetivo promover a Cultura da Paz nas escolas, trabalha temáticas como o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA); Violências no âmbito escolar e familiar; Desenvolvimento infantil diante das violências; A vigilância e o cuidado com a criança e o adolescente; Legislações e Códigos; Os sistemas de atendimento como o SUS (Sistema Único de Saúde), CRAS (Centro de Referência e Assistência Social),CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Conselho Tutelar e Ministério Público, entre outros temas de extrema relevância para a Equipe Técnico-Pedagógica da Unidade Escolar.

Presente à abertura do curso, o secretário Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras, Maurício Henriques Santana, frisou que o conhecimento é fundamental para enfrentar a violência no seio escolar. “Os diretores precisam saber como se posicionar diante dos casos de violência no âmbito escolar. Muitos estão aprendendo a lidar com essas questões”, destacou.

A psicóloga Regina Reis, palestrante da aula inaugural juntamente com o assistente social Pedro Camacho, destacou a importância da participação dos diretores. Segundo ela, a troca de experiências que o curso proporciona, por intermédio dos fóruns e debates, facilita o planejamento de estratégias para atender a diversidade de situações de violência surgidas diariamente dentro dos espaços escolares.

AULAS PRESENCIAS E SEMIPRESENCIAIS – O curso “Violências contra crianças e adolescentes – Uma abordagem Multidisciplinar para prevenção e intervenção no contexto escolar” será ofertado nas modalidades presencial e semipresencial, com a carga horária total de 100 horas.

As aulas presenciais estão previstas para os meses de agosto, setembro e outubro deste ano.