• Você está em

• Página inicial
  • Educação

Secretaria de Educação seleciona assistentes de alfabetização voluntários

• Foto: Arte
    Programa do Ministério da Educação vai contemplar Rio das Ostras
Publicada em: 13 de outubro de 2021 - 16h27 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Programa do Ministério da Educação vai contemplar Rio das Ostras Foto: Arte

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras abre nesta quinta-feira, 14, seleção para assistentes de Alfabetização voluntários para o Programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação, no âmbito da Rede Municipal de Ensino. Os interessados devem se dirigir, das 8h às 17h, à Sede da Secretaria Municipal, situada na Rua Guanabara, nº 3603, Extensão do Bosque.

As vagas serão distribuídas nas escolas públicas urbanas e rurais da Rede Municipal e de acordo com a subsecretária pedagógica do município, Dayse Bastos, o objetivo do programa de voluntariado é fortalecer e apoiar os professores regentes, nas unidades escolares, no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Para se inscrever no presente Processo Seletivo, o candidato deverá o preencher a ficha de inscrição e ser maior de 18 anos no ato da inscrição, ser brasileiro, estar quite com a justiça eleitoral, morar no município de Rio das Ostras, ser professor com curso de magistério em nível médio, ou ter graduação em Pedagogia (licenciatura) ou Normal Superior sem formação inicial de magistério em nível médio, ou ainda ser estudante de graduação em Pedagogia ou Letras com licenciatura, a partir do 5º período, também sem formação inicial de magistério em nível médio.

SELEÇÃO – A seleção dos assistentes de Alfabetização voluntários, pertencentes ao Programa Tempo de Aprender, será realizada pela Comissão Organizadora, em etapa única, através da análise do currículo, das informações prestadas na ficha de inscrição e documentos comprobatórios entregues no ato da inscrição.

RESULTADO – O resultado final com a classificação dos candidatos será publicado no Jornal Oficial do Município de Rio das Ostras e a convocação obedecerá à ordem crescente de classificação dos candidatos aprovados na seleção.

O candidato será lotado de acordo com a necessidade da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e serão disponibilizadas 26 vagas imediatas e 100 vagas para cadastro de reserva para assistentes de Alfabetização voluntários. A carga horária mínima será de 05 horas semanais para cada turma atendida e a carga horária máxima será de 40 horas semanais, correspondentes ao atendimento de oito turmas.

RESSARCIMENTO DE DESPESAS – O assistente de Alfabetização voluntário convocado receberá mensalmente, a título de ressarcimento de despesa com alimentação e transporte, o valor de R$ 150,00 por turma atendida, conforme instituído pela Resolução Nº 6, de 20 de abril de 2021.  O ressarcimento será realizado pelo Conselho Escolar de cada Unidade Escolar, com recursos recebidos do Ministério da Educação, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

O desenvolvimento das atividades do assistente e Alfabetização voluntário acontecerá nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2021, podendo ser renovado para o ano de 2022, conforme a conveniência e necessidade da Administração Pública. Serão reservadas 2% (dois por cento) das vagas às pessoas com deficiência. E o profissional convocado, caso não corresponda às finalidades e objetivos do Programa poderá ser desligado a qualquer tempo. Mais informações podem ser obtidas na edição do Jornal Oficial do Município Nº 1374, de 08 de outubro de 2021.