Secretaria de Segurança Pública celebra atuação no ano de 2019

• Foto: Gabriel Sales
Publicada em: 10 de Janeiro de 2020 - 10h59 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
No ano de 2019, foram feitos aproximadamente 20 mil atendimentos pelos departamentos da Secretaria de Segurança Pública Foto: Gabriel Sales

A Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras desempenha um papel de suma importância para o Município. Com seus departamentos ela atende a população nos mais diferentes chamados. No ano de 2019, foram feitos 19.832 atendimentos, pelos departamentos de Ronda Escolar, GOE, Trânsito, Programa de Integração na Segurança- Proeis, Defesa Civil e Patrulha Maria da Penha.

A Ronda Escolar além de realizar o patrulhamento, também faz um trabalho dedicado às crianças e adolescentes nas escolas municipais, com teatro de fantoches para os menores e com temáticas diferenciadas. Os jovens participam de palestras com os GCMs, que envolvem temas do seu cotidiano. No último ano, a Ronda Escolar fez 4.297 atendimentos que vão de registro de ocorrências, visitações preventivas e crianças que foram atendidas pelos projetos preventivos do departamento.

GOE –  O departamento do Grupamento de Operações Especiais – GOE reúne guardas com treinamentos especiais, promovidos pelas polícias e outras forças de segurança. Os agentes são treinados em artes marciais, combate a incêndios, resgate em locais de difícil acesso, entre outros. No ano passado, os agentes realizaram 519 ocorrências. O foco é a manutenção da ordem e prevenção de crimes e delitos.

TRÂNSITO – Os agentes do departamento auxiliam os motoristas no trânsito, em casos de acidentes, atropelamentos e outros. O departamento realizou 13.965 atendimentos.

PROEIS – Em 2019, o Município firmou um convênio com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, trazendo para a cidade o Programa Estadual de Integração na Segurança Pública (PROEIS), que permite que Rio das Ostras tenha até 20 policiais atuando, diariamente, com a Guarda Civil Municipal. A parceira rendeu resultados positivos, inibindo atos delituosos e realizando 61 ocorrências.

DEFESA CIVIL – Os profissionais da Defesa Civil realizam ações preventivas de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e manter a normalidade. No ano de 2019, o departamento realizou 632 atendimentos.

PATRULHA MARIA DA PENHA – O grupamento da Patrulha Maria da Penha atua na prevenção, monitoramento e acompanhamento das vítimas de violência doméstica. O departamento realizou 358 atendimentos.