Secretária esclarece vereadores sobre meningite e dengue
Publicada em: 16 de setembro de 2015 - 19h52 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, esteve nesta tarde de quarta-feira, dia 16, em reunião com os vereadores do Município. Ela, o subsecretário de Saúde Percival Machado, e a equipe da Vigilância em Saúde esclareceram todas as dúvidas sobre casos de meningite e dengue na cidade.
Atendendo o convite da Câmara, a secretária esclareceu que não há surto nem epidemia de meningite em Rio das Ostras. A bactéria causadora da doença está presente entre a população, no mundo todo. Assim, para uma população de 130 mil habitantes, como em Rio das Ostras, o surgimento de 1 a 6 casos da doença já é esperado.
A secretária apresentou um relatório de casos dos últimos cinco anos, comprovando que a ocorrência da doença segue o padrão dos anos anteriores.
A equipe também explicou sobre as formas de transmissão da doença e esclareceu sobre o procedimento em relação aos casos dos dois óbitos por suspeita da doença. Quanto à jovem de 16 anos, moradora de Casimiro de Abreu, que morreu com suspeita da doença, a equipe de Saúde de Rio das Ostras informou que administrou o medicamento a parentes, colegas de turma e professores da jovem, tanto do Centro de Formação Artística quanto do CIEP onde ela estudava. No caso do menino de 10 anos, o medicamento foi administrado aos alunos da turma, professores e familiares da criança.
No encontro, foi reforçada a informação de que a Rede Municipal de Saúde de Rio das Ostras oferece, gratuitamente, vacinas para combater a Meningite C (tipo mais comum no Estado do Rio) e a meningite causada por hemófilos (haemophylos influenza) e pneumococo, na rede municipal. A vacina faz parte da caderneta de vacinação e é oferecida a todas as crianças. Deve-se tomar a vacina até os 2 anos, em três doses, por orientação do Ministério da Saúde.
A pedido dos vereadores, a equipe também informou sobre o trabalho de combate à dengue que vem sendo feito em Rio das Ostras, que cobre 100% do Município.
Mais informações sobre meningite podem ser obtidas em www.riodasostras.rj.gov.br/cartilha