Assistência Social e Turismo realizam reunião com ISBET
Publicada em: 29 de dezembro de 2025 - 15h38 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Objetivo foi traçar estratégias para a criação de oportunidades para os jovens de Rio das Ostras
No último dia 23, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Assistência Social se reuniram com a coordenação do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET). O encontro, realizado na sede da Secretaria de Assistência Social, no bairro Jardim Campomar, teve como objetivo traçar estratégias para a criação de oportunidades para os jovens do Município.
A coordenadora do ISBET, Monica Carneiro, explicou que o Instituto oferece aos jovens orientações como informações sobre o mercado de trabalho, comportamento em entrevistas e documentação necessária para a contratação. “Realizamos, na Zona Especial de Negócios, um trabalho de conscientização junto às empresas sobre a importância de inserir Jovens Aprendizes em seus quadros. Observamos atentamente o mercado. O ISBET desenvolve um trabalho de vaga includente”, afirmou.
Para o secretário de Assistência Social de Rio das Ostras, Carlos Correia, as empresas geralmente contratam jovens sem experiência por força da legislação. “As oportunidades devem chegar a quem precisa. Temos jovens em situação de vulnerabilidade social que estão a um passo da marginalidade e precisam de um norte. A legislação é positiva e, se tivermos que cobrar, temos que cobrar mesmo. É por meio dessas ações positivas que conseguiremos amenizar os problemas sociais futuros”, defendeu.
O coordenador do Banco de Empregos de Rio das Ostras, Paulo Amorim, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, confirmou que o órgão possui o cadastro de 109 Jovens Aprendizes, por intermédio do trabalho realizado pelo ISBET. A previsão é que esse número aumente em 2026.
PROGRAMA JOVEM CIDADÃO – Durante a reunião, o secretário de Assistência Social afirmou que o governo municipal pretende recriar o Programa Jovem Cidadão, com foco em oferecer aos jovens informações sobre introdução à cidadania, mercado de trabalho, vestimenta adequada, meio ambiente, política e comportamento em entrevistas de emprego.
“A gente terá os primeiros seis meses para acompanhar essa imersão dos jovens dentro da secretaria, em parceria com outras secretarias municipais. Já no segundo semestre, teremos a vivência prática desses jovens. Estamos na fase de definição do valor da bolsa. Pretendemos iniciar com duas turmas de 25 jovens. Ao final do programa, eles estarão preparados para o mercado de trabalho. Nesse período de um ano, terão uma capacitação mais formal para inseri-los em uma profissão”, completou.
PARTICIPANTES – Também participaram do encontro a subsecretária de Assistência Social, Clécia Andrade, e o coordenador de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mário Max.
CONHEÇA O ISBET – O Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET) é uma instituição sem vínculos político-partidários, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico e de Assistência Social.
A entidade atua como agente de integração de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho, por meio dos Programas de Estágio e Jovem Aprendiz.

