O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Segunda turma do Programa Brasil Alfabetizado inicia aulas

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Ação tem a finalidade de promover a alfabetização em espaços sociais alternat
Publicada em: 31 de julho de 2025 - 14h39 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Ação tem a finalidade de promover a alfabetização em espaços sociais alternativos: Divulgação

Alunos participaram de um momento de acolhimento e receberam kits escolares

A segunda turma do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em Rio das Ostras iniciou as atividades na unidade do Programa localizada no Village. Adultos e idosos que irão passar pelo processo de alfabetização foram recepcionados em uma aula inaugural na Igreja Cristã Redimida de Deus – um dos espaços que sedia o projeto. O momento, promovido na terça-feira, dia 29, proporcionou acolhimento e reflexão sobre autonomia, cidadania e dignidade possibilitadas pela alfabetização.

Na ocasião, os participantes tiveram um momento de troca de conhecimento com a professora voluntária do Programa, além de receberem um kit escolar. As aulas ocorrerão no espaço às terças e quintas, das 17h às 20h.

Ao todo, o Município terá duas turmas do Programa. Além da localidade do Village, as aulas de alfabetização do Projeto são ministradas na Associação Égide – Setor Portelinha, no Âncora.

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – Por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, o Município aderiu ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal. A ação tem a finalidade de promover a alfabetização de jovens, adultos e idosos em espaços sociais alternativos, como associações e equipamentos públicos.

O período de aulas terá duração de até 12 meses. Todo o processo de alfabetização será realizado por professores voluntários escolhidos via Processo Seletivo Simplificado.

Ao final do curso, os participantes receberão uma declaração de alfabetização e poderão concluir o Ensino Fundamental por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada pela Rede Municipal de Ensino.

ALFABETIZAÇÃO – A alfabetização é um direito humano fundamental e um investimento no desenvolvimento individual e social. Permite o acesso ao conhecimento, à comunicação efetiva e à participação cidadã plena. Sem a alfabetização, a pessoa fica limitada em diversas áreas da vida, incluindo o acesso à educação, ao mercado de trabalho e à participação na sociedade.

Pesquisa no Portal