Segurança capacita Guardas de Varre-Sai para uso de armas não letais
Publicada em: 9 de julho de 2025 - 10h17 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM



Curso foi ministrado por instrutores da própria CGM do Município
Formada por profissionais capacitados para atender à população e agir em diversas ocorrências, a Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras, por meio da Guarda Civil Municipal, recebeu, no último dia 8, guardas municipais de Varre-Sai para aplicação do Curso de Operações com Tecnologias Não Letais. A aula, aplicada por agentes do Grupo de Operações Especiais – GOE, foi realizada na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula.
O secretário de Segurança Pública, Carlos Menegasi, explicou que Rio das Ostras é um município muito requisitado para aplicação desse e de outros cursos dada a qualificação da Corporação. “Temos guardas que são formados, instrutores em armas de menor potencial ofensivo. E poucas Guardas têm pessoas habilitadas para isso. Inclusive, atualmente temos agentes capacitados pela empresa responsável pela fabricação dos equipamentos e também aptos a transmitir o conhecimento adquirido”, observou.
CURSO – Na capacitação, os agentes receberam conteúdo programático sobre o conceito não letal, classificação das tecnologias não letais, legislação nacional e internacional de uso destes equipamentos (lançadores, espargidores de pimenta, granadas lacrimogênea e de pimenta, granadas explosivas, munições táticas e outros), o uso proporcional e seletivo da força, os agentes químicos e suas definições, os efeitos no organismo, como é feita a descontaminação e os primeiros socorros, manuseio destes equipamentos, cuidados, transporte, como é feito o emprego tático, as práticas em ambiente de controle de multidões e outros. Também foram estudadas as características, funcionamento e contraindicações do uso do dispositivo elétrico incapacitante (spark), disparos individuais e oficinas de vivenciamento.
Menegasi contou ainda que os agentes saem habilitados para atuar com mais segurança tanto para si quanto para a população. “É importante frisar que este curso habilita o agente a usar os instrumentos de menor potencial ofensivo em ações pontuais e necessárias. Os equipamentos proporcionam maior segurança para o GCM nas ações e contribuem para a manutenção da ordem pública, transmitindo maior sensação de segurança para os munícipes e visitantes”, contou.
ATUALIZAÇÃO – Nesta semana, começou mais uma fase do curso de atualização dos Agentes da Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras que atuam diretamente no trânsito do Município. O curso de atualização de legislação de trânsito – incluindo as leis mais recentes, relativas a veículos autopropelidos (veículos com propulsão própria, geralmente elétricos) tem o objetivo de preparar o efetivo para um importante trabalho de conscientização de condutores no Município, antes do fim do prazo para regularização dos veículos elétricos, conforme definido pela legislação.