Seleção brasileira faz exames cardiológicos na rede municipal de Rio das Ostras
Publicada em: 6 de julho de 2007 - 16h21 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA equipe de futebol do Pan-americano fez ecocardiograma e teste ergométrico. Comissão técnica elogiou a estrutura de Saúde Pública da cidade
“Nota 10 para a infraestrutura de Saúde de Rio das Ostras. A aparelhagem é de ponta”. O elogio é do médico da seleção brasileira de futebol Sub-17, William Youssef. A equipe vai representar o País nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007. Os jogadores fizeram os exames obrigatórios, ecocardiograma e testes ergométricos, na Unidade de Dor Torácica do município, a única pública do interior do Estado.
O médico cardiologista Sérgio Salim, que examinou a equipe, explica que Rio das Ostras conta com o mais moderno aparelho de ecocardiograma, de alta definição, permitindo diagnóstico mais preciso. O exame avalia se existe algum risco de evento cardíaco com o atleta.
“No Brasil, todos os clubes estão buscando avaliar o estado de saúde de seus jogadores da melhor forma possível. E o exame cardiológico é o principal deles”, completou Dr. William Youssef, que além da seleção é responsável pela equipe profissional do Coritiba.
Para o secretário de Saúde, Sérgio Manhães, a opção da seleção brasileira por Rio das Ostras mostra que a cidade está no caminho certo. “É uma honra para o município receber a seleção pan-americana. Melhor ainda saber que a comissão técnica não só confia em nosso sistema público para a realização de exames tão importantes, e se surpreende com a qualidade de nossa estrutura”, afirma o secretário.
Aclimatação – A seleção brasileira está em Rio das Ostras desde o dia 26 de junho em período de aclimatação para os Jogos Pan-Americanos, na cidade do Rio de Janeiro. A equipe ficará na cidade até dia 5 de julho.


