Semana de Luta Antimanicomial reúne comunidade em Rio das Ostras
Publicada em: 23 de Maio de 2007 - 15h28 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMDia 18 de maio foi inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial
Rio das Ostras realizou na semana passada, de 14 a 18 de maio, a Semana Comemorativa do Dia da Luta Antimanicomial “Corpo e Mente em Harmonia”, que discutiu políticas públicas de saúde mental com pacientes, familiares e comunidade em geral. O destaque das comemorações foi a inauguração do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Rio das Ostras, o segundo da região, que oferece atendimento a pacientes com transtornos mentais, sem excluí-los do convívio social.
O objetivo da Semana foi sensibilizar e discutir com a população à lógica da não exclusão do paciente portador de sofrimento mental, além de avaliar o programa desenvolvido no município.
A maioria das atividades aconteceu no Centro de Reabilitação com exibição de filmes, exposição dos trabalhos confeccionados nas oficinas terapêuticas, esquetes teatrais, debates, poesia e apresentação de dança.
No Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18), as atividades aconteceram na Praça José Pereira Câmara, no Centro, de onde pacientes e comunidade saíram em caminhada até a Rua Rego Barros, para a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
SAÚDE MENTAL EM RIO DAS OSTRAS – O Programa de Saúde Mental de Rio das Ostras funciona no Centro de Reabilitação do Parque Zabulão, Rocha Leão, no Hospital Municipal, além do atendimento de urgência realizado no Pronto-Socorro Municipal.
Em 2006 foram atendidos cerca de 23 mil pessoas, individualmente e em grupos, e a expectativa é que este ano tenha um aumento de 15% no atendimento.
O programa funciona hoje com 22 psicólogos, cinco terapeutas ocupacionais, oito psiquiatras, três neurologistas, e as equipes de assistentes sociais, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.