O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Educação
  • Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil começa na segunda

Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil começa na segunda

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    A Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil acontece durante toda a semana
  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    A criançada terá momentos de atividades e contação de histórias
Publicada em: 19 de agosto de 2022 - 12h14 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

 

A Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil acontece durante toda a semana Foto: Allexandre Costa
A criançada terá momentos de atividades e contação de histórias Foto: Allexandre Costa

Rio das Ostras promove, entre os dias 22 e 26 de agosto, a VII Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil. O objetivo é garantir às crianças o direito a uma educação de qualidade, lúdica, com afeto, cuidado e proteção à saúde.

Com o tema “Conto, Canta e Encanta”, a abertura oficial do evento acontecerá na segunda-feira, 22, às 18h, no Teatro Popular de Rio das Ostras. Para este momento, como adianta a coordenadora do segmento, Ellen Glauce, as professoras Claudia e Beatriz Veras palestram sobre a musicalidade na Educação Infantil. Em seguida, a professora e escritora Lília Rodrigues encerrará a noite com um momento de contação de histórias.

“A semana de Práticas Pedagógicas na Educação Infantil tem por objetivo valorizar e compartilhar projetos desenvolvidos nas nossas creches e pré-escolas, proporcionando trocas de experiências. Jogos, brincadeiras, faz de conta, histórias, contos, poesias, contos de fadas, músicas, cantigas de rodas, entre outros, fazem parte do universo infantil e estão diretamente ligados ao processo de ensino e aprendizagem nesta etapa”, explicou a coordenadora.

Na programação do evento, os dias 23 e 24 são destinados à apresentação do que é trabalhado diariamente nas Unidades Escolares no palco do Teatro Municipal por alunos e professores. As apresentações serão feitas para pais e responsáveis convidados. Na oportunidade, um salão do espaço abrigará a exposição dos trabalhos desenvolvidos e elaborados pelos alunos. Já nos dias 25 e 26, a comunidade escolar é convidada para participar e assistir das atividades diversificadas serão desenvolvidas nas unidades escolares de Educação Infantil do Município.

Para o secretário Municipal de Educação, Maurício Henriques, o momento é muito importante porque valoriza as práticas pedagógicas e propicia a troca de experiências pelos docentes e gestores das unidades escolares, além de cumprir a legislação 12.602, de 2012, que institui a Semana Nacional da Educação Infantil, a ser celebrada anualmente na semana de 25 de agosto.

A data comemora ainda o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem à dra. Zilda Arns, médica, pediatra e sanitarista brasileira, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Pesquisa no Portal