Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Saúde
  • Semana do Diabetes tem diversas atividades de conscientização no município

Semana do Diabetes tem diversas atividades de conscientização no município

  • Foto: Allexandre Costa
    Descrição da foto
    Equipe também iniciou um trabalho de prevenção para crianças e adolescentes
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    Semana de atividades começou com concurso culinário de receitas específicas para diabéticos
  • Foto: Claudio Pacheco
    Descrição da foto
    Profissionais da Saúde participaram de Capacitação em Diabetes na quarta-feira, dia 13
Publicada em: 14 de novembro de 2019 - 19h13 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Equipe também iniciou um trabalho de prevenção para crianças e adolescentes Foto: Allexandre Costa
Semana de atividades começou com concurso culinário de receitas específicas para diabéticos Foto: Gabriel Sales
Profissionais da Saúde participaram de Capacitação em Diabetes na quarta-feira, dia 13 Foto: Claudio Pacheco

 

Uma semana de muita conscientização, aprendizado e conhecimento para o Grupo HiperDia de Rio das Ostras, que realiza um trabalho de promoção e prevenção em Saúde, voltado para pacientes hipertensos e diabéticos. Com o tema “Diabetes – proteja sua família”, foi realizada uma série especial de atividades em comemoração do Dia Mundial de Diabetes.

A programação começou na segunda-feira, dia 11, de uma forma bem saudável e gostosa com a realização de um concurso culinário, no auditório do Sindicato dos Servidores – Sindserv –RO. O BigChefs contou com uma degustação de receitas específicas para diabéticos, elaboradas pelos participantes do HiperDia.

Já na terça-feira, dia 12, teve Roda de Conversa com o endocrinologista pediátrico Alan Praxedes. Neste dia, profissionais do HiperDia deram que início ao trabalho desenvolvido com grupo de crianças e adolescentes do Município. O evento foi realizado no Centro de Saúde Extensão do Bosque, com participação também da enfermeira Cristiane Grion e a nutricionista Lúcia Tânia da Silva.

A responsável pelo Programa HiperDia, Cristiane Grion, ressaltou que esse trabalho é de suma importância para a população e destacou que no programa, a equipe faz o cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão e diabetes de toda cidade e, que os profissionais estão muito felizes em poder proporcionar agora esse trabalho também com crianças.

“Nosso objetivo é fortalecer a adesão ao tratamento e os grupos são muito importantes no incentivo ao exercício físico, alimentação saudável e acolhimento. O que propomos é também reduzir o número de hospitalizações, pois quando o tratamento não é feito adequadamente nos postos de Saúde, isso pode gerar complicações”, ressaltou Cristiane, lembrando que essas atividades e ações também são fundamentais para conscientização da população acerca dessas doenças e para os gerentes locais na adoção de estratégias para o cuidado e tratamento eficaz dos pacientes.

A programação terminou na quarta-feira, dia 13, com a Capacitação e Sensibilização em Diabetes para profissionais da Saúde, no Campus da Universidade Federal Fluminense – UFF de Rio das Ostras, e com palestra para usuários dos grupos HiperDia, Saúde do Idoso e Melhor Idade, que teve como tema a “Sexualidade em todas as idades”.

Atualmente, o Grupo HiperDia realiza trabalho em quatro unidades de saúde: Centro de Saúde Extensão do Bosque, Clínica da Família e nos Postos de Saúde de Cantagalo e Mar do Norte.

Pesquisa no Portal