Semana do Meio Ambiente mobilizou a comunidade em Rio das Ostras
Publicada em: 3 de junho de 2009 - 11h34 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA inauguração de uma nova trilha ecológica e de uma sala de Educação Ambiental, nesta sexta-feira, 5 de junho, na Fazenda Parque, no Âncora, encerra a programação da Semana do Meio Ambiente em Rio das Ostras. De 30 de maio a 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, a Prefeitura promoveu uma série de atividades, mobilizando comunidade, estudantes, educadores, empresas e servidores em torno do tema “Rio das Ostras por amor ao Planeta”.
A Semana foi aberta no sábado, dia 30, no Parque dos Pássaros, com sarau de poesias do pescador artesanal Jorge Barcelos, o “Tio Jorge”. Os poemas selecionados, que ficam em exposição até domingo, dia 7, integram o projeto Natureza e Arte. “Estamos buscando sempre a integração com os moradores já que não basta o trabalho técnico. É preciso que a população esteja envolvida para que as ações ambientais sejam efetivas”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Max José de Almeida.
Nos versos, “Tio Jorge” fala de natureza e problemas testemunhados pelos pescadores: “Os rios são com certeza / os prantos da natureza / chorando a destruição / dia e noite, noite e dia / morrendo em agonia / descaso e poluição / e o que vamos deixar / para a futura geração?”, declama o poeta.
As comemorações incluíram ações de orientação ao público, que recebeu eco-dicas. Participantes do projeto Jovem Cidadão transformaram matéria prima em arte, na Oficina Reciclando com Arte, promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental. Os alunos aprenderam a fazer diversos tipos de papéis reciclados e a compor produtos com esse material.
Também aconteceram palestras de legalização de aves em cativeiro e sobre Coleta Seletiva Solidária. Houve ainda apresentação do Projeto Pólen, de formação de educadores ambientais, para alunos e professores da rede pública. Estudantes também participaram do workshop “Eu faço um mundo mais belo”, da Fundação Boticário.
Plantio – A Semana também contribuiu para a arborização da Zona Especial de Negócios – ZEN. Em parceria com a empresa CSE, integrantes do Jovem Cidadão, funcionários da companhia e servidores plantaram cerca de 100 mudas de árvores nativas, como aroeira e pitanga. O plantio contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Max Almeida, de Educação, Maria Lina da Paixão, e de Bem-Estar Social, Márcia Almeida.
Durante a Semana, também foi lançado o Projeto Rua Limpa, Cidade Limpa, de mobilização da comunidade em torno da responsabilidade pela manutenção da limpeza em seu bairro.


