O Portal PMRO coleta ou registra apenas cookies de rastreamento.


Semana Nacional de Museus é comemorada na Cidade

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
Publicada em: 20 de Maio de 2016 - 09h47 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A presença do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba em Rio das Ostras fez com que a cidade se tornasse uma referência. Pelo sexto ano consecutivo, o Município marca presença na Semana Nacional de Museus, comemorada de 16 a 22 de maio. Dessa vez, Rio das Ostras sediou na quinta-feira, 19, o Seminário Museus e Paisagens Culturais. Com inscrições gratuitas, o evento contou com palestras de especialistas nas áreas de Arqueologia, Museologia, História e Biologia, entre outras.

“Considero a cultura muito importante para preservar a identidade de um povo e asseguro todo meu apoio ao trabalho da Fundação Rio das Ostras de Cultura”, afirmou o Prefeito Sabino na abertura do seminário, realizado na Sala de Cinema da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

O presidente da Fundação, Cosme dos Santos, agradeceu a parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisas Arqueológicas (IBPA) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), responsáveis pela organização do seminário. “No momento de crise que vivemos, parcerias como essa são de grande importância para a promoção da cultura. Não podemos esquecer que a cultura é crucial para o desenvolvimento de uma nação”, destacou.

Entre os especialistas presentes estavam a arqueóloga Denise Chamum, responsável pela concepção museológica do Sambaqui da Tarioba, e o técnico de arqueologia Juber Decco, que representaram o IBPA no seminário. Denise apresentou a palestra “Pedras, Louças, Vidros e Cachimbos: Vestígio do Mundo Rural do Rio de Janeiro Século XIX”, preparada pelo professor-doutor Paulo Seda, chefe do Departamento de Arqueologia da Uerj e presidente do IBPA.

Durante a palestra “Sambaqui da Tarioba: Um Registro do Paleoambiente”, a professora-doutora Rosa de Souza, da UFF, destacou a importância do museu. Segundo ela, trata-se do único museu do Brasil e, provavelmente, do mundo em formato “in sito”, onde o corte estratigráfico (das camadas da rocha) é feito e preservado dentro do prédio.

As demais palestras foram ministradas pelo professor-doutor Ernani Viana Saraiva (Polo Universitário de Rio das Ostras – Puro – UFF), que falou sobre a “Produção Cultural nos Museus: Desafios e Oportunidades” e pelo professor-mestre Vinícius Maia Cardoso (Universidade Salgado de Oliveira), que abordou o tema “Patrimônio, Pesquisa Histórica e Arquivos Locais”. Um filme sobre arqueologia e a visita ao Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba encerraram o seminário. Todos os participantes receberam certificados ao final do evento.

SEMANA DE MUSEUS – Uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus, a Semana Nacional reúne, na atual edição, 1.236 museus do país e 3.700 atividades. Entre essas estão visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pesquisa no Portal