Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo

Semana Nacional de Museus tem participação de Rio das Ostras

  • Foto: Ascom
    Descrição da foto
    O Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba tem materiais expostos da forma como foram encontrados
  • Foto: Gabriel Sales
    Descrição da foto
    O Museu de Sítio Arqueológico vai poder ser visitado gratuitamente durante a Semana de Museus
Publicada em: 10 de Maio de 2019 - 15h56 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

Rio das Ostras participa de mais uma Semana Nacional de Museus, que acontece entre os dias 13 e 18 de maio em diferentes espaços culturais do País. No município, a programação começa na terça-feira, 14, garantindo visitas gratuitas ao Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, distribuição de mapas e gincana educativa, realizada por agendamento.

Considerado um dos poucos museus “in situ” do Brasil, ou seja, com materiais expostos da forma como foram encontrados, o Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba conta, ainda, com objetos de adorno e conchas características da ocupação dessa antiga civilização, que habitou a Região entre 4 mil e 2 mil anos. Peças e objetos históricos localizados em outros sítios demarcados na Cidade também integram o acervo permanente do local.

No museu, que tem uma finalidade didática, está exposto o Busto do Sambaquiano reconstituído artisticamente por Clara Arthaud. Outros destaques são a maquete assinada pelo artista plástico Roberto Sá e o painel de Francischetti, que reproduzem a cultura e o habitat dos sambaquianos de Rio das Ostras.

O Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba tem materiais expostos da forma como foram encontrados Foto: Ascom
O Museu de Sítio Arqueológico vai poder ser visitado gratuitamente durante a Semana de Museus Foto: Gabriel Sales

SEMANA DE MUSEUS – Este ano, o tema da Semana Nacional é “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”. A inspiração veio dos seguintes versos do poeta Paulo Leminski, que propiciam um diálogo criativo sobre a importância dos museus: “Haja hoje para tanto ontem. E amanhã para tanto hoje. Sobretudo isso”.

A Semana Nacional nasceu para marcar as comemorações de 18 de maio, Dia Internacional dos Museus. Pensar esses espaços como núcleos ou centros culturais, conforme a proposta deste ano, não constitui novidade, já que o tema debatido vem sendo discutido desde a década de 1970.

 

SERVIÇO:

 17ª Semana Nacional de Museus em Rio das Ostras

Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba

Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70 – Centro

Visitação de terça a sexta-feira, de 9h30 às 17h30; sábado, de 13h30 às 17h30

Entrada gratuita de 14 a 18 de maio

 

Pesquisa no Portal