Semana Nacional do Trânsito é aberta com palestra em Rio das Ostras

Palestra do GCM Silveira marcou abertura da Semana Nacional de Trânsito
Publicada em: 18 de setembro de 2019 - 17h40 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM

A Semana Nacional do Trânsito foi iniciada oficialmente nesta quarta-feira, dia 18, em Rio das Ostras. A solenidade de abertura aconteceu às 14h, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, com palestra para diretores, professores e responsáveis de alunos. Este ano, a Campanha, que envolve as Secretarias de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Segurança Pública; e de Educação, Esporte e Lazer, busca conscientizar as pessoas sobre a importância de um trânsito cada vez mais cidadão.

Seguindo diretrizes do Contran – Conselho Nacional de Trânsito, a Semana intitulada “No Trânsito, o Sentido é a Vida” tem programação até 25 de setembro e um uma série de atividades movimenta a cidade, incluindo a conscientização dos condutores e pedestres com panfletagem e distribuição de sacos de lixo veicular. A programação conta ainda com participação de alunos da Rede Municipal e da Fundação Rio das Ostras de Cultura, com apresentação de teatro para crianças.

Para o secretário de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Marcus Rezende, que também responde pela Secretaria de Segurança Pública do Município, é preciso conscientização. “A informação é o caminho fundamental para que se reduzam as estatísticas de acidentes de trânsito”, disse o secretário.

Na mesma linha de pensamento segue o secretário de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras, Maurício Henriques. “Educação para o Trânsito é um projeto pedagógico que precisa ser amplamente debatido e trabalhado com nossos estudantes. Precisamos orientá-los desde pequenos porque isso faz grande diferença na vida das pessoas”, comentou o secretário.

ABERTURA – Um momento especial para os presentes foi a palestra de abertura da semana Nacional do Trânsito. Na ocasião, o GCM Silveira falou sobre Leis e Códigos de Trânsito, principalmente sobre os cuidados necessários para evitar os acidentes.

A professora Lilia Rodrigues também participou do encontro com a apresentação da história “Capacetinho Vermelho”, que dá nome ao livro de autoria dela.

Professores e diretores de escolas participaram da abertura da Semana de Trânsito Foto: Gabriel Sales
Abertura da Semana Nacional de Trânsito foi realizada no auditório da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula Foto: Gabriel Sales
Palestra do GCM Silveira marcou abertura da Semana Nacional de Trânsito Foto: Gabriel Sales