Foto de um por do sol na praia com gaivota sobrevoando e pier ao fundo
  • Você está em

  • Página inicial
  • Notícias
  • Saneamento
  • Serviço Autônomo de Água e Esgoto orienta sobre limpeza de caixa d’água

Serviço Autônomo de Água e Esgoto orienta sobre limpeza de caixa d’água

  • Foto: Divulgação
    Descrição da foto
    Lave as paredes da caixa com escovas de fibra vegetal e panos, não use sabão, detergentes ou escovas de aço
Publicada em: 11 de Abril de 2019 - 09h14 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
Lave as paredes da caixa com escovas de fibra vegetal e panos, não use sabão, detergentes ou escovas de aço Foto: Divulgação

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Ostras, o SAAE-RO, criou um passo-a-passo para limpeza das caixas d’agua das residências de Rocha Leão. O serviço é responsável por distribuir água potável para a localidade. O sistema é composto por três poços tubulares profundos que bombeiam a água até um reservatório que distribui a água por gravidade.

A caixa d’agua das residências serve para armazenar a água distribuída e precisa ser limpa pelo menos duas vezes ao ano e deve permanecer tampada e bem vedada para evitar proliferação de mosquitos e contaminação externa. Já para evitar vazamento, a SAAE-RO indica a instalação de uma bóia, que fecha a saída de água quando a caixa está cheia.

A água distribuída é potável e pode ser consumida por toda a população, já que atende à todas características físicas, químicas e biológicas de acordo com a legislação especifica. Quanto ao gosto de cloro, presente em algumas águas, a SAAE-RO explica que é uma garantia de água saudável, que é assegurada com ausência de bactérias e de micro-organismos que podem fazer mal à saúde.

Caso haja vazamentos nas ruas e calçadas, o SAAE-RO  deve ser chamado pelos moradores de Rocha Leão. Os proprietários são responsáveis pelos encanamentos internos, válvulas, e pela manutenção da água nos cômodos internos da residência. Em caso de vazamentos externos, o SAAE-RO atende pelo (22) 2777-1501, das 07h30 às 18h30.

Como limpar sua caixa d’agua:

1 – Primeiramente feche o registro de entrada de água ou amarre a bóia da caixa d’agua. Utilize a água da caixa para o próprio consumo antes do dia da limpeza e guarde-a em algum vasilhame para uso durante o período em que estiver realizando a limpeza. Lembre-se de tampar a saída.

2 – Lave as paredes da caixa com escovas de fibra vegetal e panos, não use sabão, detergentes ou escovas de aço. Retire a sujeira e a água da caixa com uma pá de plástico, balde e panos, deixando-a bem limpa. Utilize panos limpos para secar o fundo.

3 – Mantenha fechados os chuveiros e torneiras e abra o registro ou solte a bóia e deixe entrar um palmo de altura de água, adicione dois litros de água sanitária e deixe em repouso por duas horas. Com uma brocha, balde ou caneca plástica, molhe as paredes internas com uma solução desinfetante. Não use de forma alguma essa água durante duas horas.

4 – Passadas as duas horas, ainda com a bóia amarrada, abra todas as torneiras – armazenando a água – e acione as descargas até esvaziar a caixa d’água. Essa água vai desinfetar os canos da sua casa.

5 – Agora sua caixa d’agua está limpa! Lave também a tampa da caixa. Com a água armazenada, você pode lavar o piso de quintais, banheiros e outros locais.

6 – Feche bem a caixa d’agua para evitar a entrada de insetos e anote a data da limpeza. Abra o registro e solte a bóia. Essa água já pode ser usada.

Importante: Realize a limpeza da caixa d’agua a cada seis meses ou após o conserto na rede interna de água. Mantenha sua caixa sempre bem fechada para evitar a contaminação da água armazenada.

 

Pesquisa no Portal