Serviço de Saúde Bucal em Rio das Ostras está entre os melhores da região
Publicada em: 23 de Maio de 2007 - 14h58 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMNos últimos dois anos, registram-se índices crescentes de atendimento além de novos projetos
Em Rio das Ostras os serviços e profissionais especializados no atendimento de Saúde Bucal são diferenciais de qualidade na região. Em dois anos, novos projetos foram implantados e, somente em 2006, o número de atendimento chegou a cerca de 30 mil. Os postos de saúde oferecem todo o tratamento odontológico básico. Existe ainda um serviço de emergência 24 horas, no Pronto-Socorro, atendendo casos urgentes. O município conta com um pólo especializado, que funciona no Centro de Saúde de Nova Cidade.
O Serviço de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras se consolida como um dos melhores da rede pública da região. O atendimento odontológico em Rio das Ostras, graças ao corpo técnico especializado, é um dos únicos da região a oferecer serviços diferenciados, como o tratamento de canal em todos os dentes, periodontia (tratamento de problemas na gengiva), odontopediatria – atendimento odontológico específico para crianças –, cirurgias orais menores (realizadas nos postos de saúde) e cirurgias bucomaxilofaciais, realizadas no Hospital Municipal desde janeiro de 2005, e próteses.
A Prefeitura desenvolve, desde 2006, um projeto de atendimento de saúde bucal para portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/HIV/AIDS. Cerca de 70 profissionais de saúde, entre cirurgiões-dentistas, técnicos de higiene dental, auxiliares de consultório dentário, estão qualificados para atender esses pacientes, com a abordagem e tratamento adequados. Em um ano foram mais de 28 mil atendimentos.
A Coordenação de Saúde Bucal implantou no Hospital Municipal, em 2006, cirurgias bucomaxilofaciais, consideradas de grande porte e realizadas em pacientes vítimas de traumas.
Saúde bucal para todos – A Prefeitura mantém ainda projetos voltados para pessoas de todas as idades, com foco especial nos bebês e crianças; já que a qualidade de saúde bucal da população passa, antes, pela prevenção de cáries e outras doenças da boca.
O projeto Sorridente é realizado semestralmente, nas escolas municipais, orientando os alunos quanto a técnicas de higiene dental, com palestras, escovação supervisionada e fluoretação. Os estudantes também recebem um kit de higiene bucal. Em 2006, o Sorridente beneficiou mais de 18 mil crianças.
A Educação e Saúde para Bebês e Gestantes é o foco de outra iniciativa. Os Técnicos de Higiene Dental orientam as gestantes quanto à prevenção de cáries e cuidados com a saúde bucal dos bebês.