Serviço de Saúde de Rio das Ostras oferece endoscopia digestiva
Publicada em: 5 de junho de 2007 - 15h39 Por: Departamento de Jornalismo - ASCOMA partir desta semana, a população tem à disposição o exame gratuitamente no Hospital Municipal
A partir desta segunda-feira, 4 de junho, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras passa a oferecer gratuitamente à população exames de endoscopia digestiva, com base em equipamentos de última geração. O serviço será realizado no Hospital Municipal e a intenção da Prefeitura é atender toda a demanda do município para que os pacientes não tenham que sair da cidade.
Os instrumentos modernos reduzem o tempo da intervenção e permitem a nítida visualização do revestimento interno do estômago, esôfago e intestino por meio de microcâmera e aparelho de vídeo.
“A Prefeitura investiu em um equipamento moderno, que agiliza o exame e possibilita o diagnóstico preciso. Isso é muito importante para identificar lesões precocemente, antes do desenvolvimento de câncer, por exemplo”, explica o médico especialista em endoscopia Glauco Barbieri.
Atualmente, devem ser realizados 10 exames por semana. Porém a intenção da Secretaria é atender a demanda completa do município, cerca de 50 pessoas por semana.
“Estamos muito além da nossa obrigação pela oferta da Saúde básica. Investimos para oferecer serviços de alta complexidade em nossa rede. Além de humanizar o atendimento, oferecendo mais conforto aos moradores, estamos economizando recursos públicos”, afirma o secretário de Saúde, Sérgio Carvalho Manhães, referindo-se aos altos custos deste tipo de exame na rede particular conveniada.


